O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Ursulina de Melo, no bairro Castelo (região da Pampulha), na tarde desta quinta-feira (11), foi debelado na manhã desta sexta (12) após cerca de 15 horas de combate às chamas, conforme informou o Corpo de Bombeiros.
Segundo o tenente Henrique Barcelos, seis hectares de mata foram destruídos pelo fogo, e nesta manhã, os trabalhos se concentraram em ações de rescaldo. "O equivalente a seis campos de futebol foram consumidos pelas chamas. Foram 15 horas de operação, sendo as chamas controladas na madrugada. Agora é o rescaldo, verificar se há foco subterrâneo, para trazer normalidade ao local", detalhou o militar.
Segundo ele, a previsão é que os trabalhos dos bombeiros na mata sigam até 12h, inclusive com atendimento a animais que possam ter ficado feridos. "Vamos permanecer aqui em monitoramento até a hora do almoço, quando iremos fazer a liberação da área. Mas o monitoramento continuará à distância. Temos também a preocupação com os animais, encontramos alguns já mortos e resgatamos outros, como pássaros, e encaminhamos para atendimento veterinário. Alguns morreram. Nossa equipe permanece de prontidão, estamos monitorando tudo para liberar a área segura para a população", enfatizou.
O incêndio na mata teve início às 14h30 de ontem. Moradores ficaram assustados e com medo de que o fogo se alastrasse para outras áreas e bairros vizinhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita é que o incêndio tenha sido causado por ação humana.
"Qualquer chama ou brasa pode causar um incêndio de grandes proporções como esse. Caso alguém queira denunciar, pode ligar para os bombeiros, pelo 193, ou para o Estado, via 181", disse Barcelos.
Foco na recuperação do parque
O presidente Fundação de Parques Gelson Leite esteve na mata na manha desta sexta-feira e lembrou que a área verde se recuperava de um incêndio em 2020, mas que agora foi comprometido novamente, possivelmente por conta de ação humana.
"Hoje estamos nesse processo final de combate ao incêndio. Na tarde de ontem tivemos esse alerta. Uma área de 6 hectares foram comprometidos e, agora, vamos instalar uma investigação para tentar identificar quem poderia ter causado esse fogo. Estávamos recuperando o parque do último incêndio em 2020, e agora vamos seguir com esse tralho", apontou.