Sem lançar uma gota d`água no horizonte há nada menos que dez anos, as fontes da Praça da Estação, no Centro, serão religadas nesta quinta-feira (26). O reparo dos equipamentos interativos e agora luminosos foi feito durante as obras de revitalização do cartão-postal, finalizadas nesta quarta (25). Um vídeo obtido pelo Hoje em Dia mostra um dos testes noturnos do sistema esta semana.
As novas fontes têm dois tipos de aspersores - aparelhos que fazem a distribuição de água. O primeiro, tipo névoa, serve para avisar quem estiver passando pelo local que o jato será acionado. À noite, em pleno funcionamento, são exibidas as cores vermelha, verde, azul e roxa na base.
Além das fontes, a praça contará com novos piso, bancos, lixeiras e paisagismo. Canaletas e grelhas danificadas também foram trocadas. As obras levaram quase um ano para serem entregues e custaram R$ 8,1 milhões em recursos próprios do município. As intervenções fazem parte do programa "Centro de Todo Mundo".
Conhece a história da Praça da Estação?
Na planta da capital, concebida por Aarão Reis e aprovada pelo governo de Minas em 1895, constava a Praça da Estação, cortada pelo ribeirão Arrudas. O espaço teve a denominação alterada em 4 de setembro de 1914, passando a se chamar Christiano Otoni, nome do engenheiro e político mineiro.
Nova mudança ocorreu em 27 de setembro de 1923, com a alteração para praça Rui Barbosa, para homenagear o jurista e político que morreu em março daquele ano. Contudo, apesar dessas denominações oficiais, o local sempre foi conhecido pela população como Praça da Estação.
Leia mais: