A passarela que dá acesso à estação de metrô Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, está sendo demolida nesta sexta-feira (31). A intervenção faz parte do projeto de modernização das 19 estações do metrô da capital mineira e da construção da linha 2, que vai ligar o bairro Nova Suíça ao Barreiro. Serão construídas uma rampa e uma escada.
Durante o período de obras, os passageiros deverão utilizar uma passarela provisória erguida bem ao lado, além de escadarias que dão acesso à estação. Para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, a concessionária Metrô BH disponibilizará um carro de apoio, operando das 5h15 às 23h, para auxiliar no trajeto até o terminal.
O constante barulho da obra no local tem incomodado os moradores. Funcionários da empresa estão posicionados nos acessos em obras, a fim de orientar e ajudar os clientes na passagem pelo local. Além disso, a Metrô BH reforça que há comunicação visual indicativa, bem como a emissão de áudios informativos na Estação Calafate.
A estudante Rafaela Soares da Costa, de 38 anos, mora em frente ao local e tem sido incomodada devido aos fortes barulhos no local. “O barulho é muito mesmo, eles começam muito cedo, por volta das 5h e vão até tarde. O barulho das máquinas chega a tremer a casa da gente”.
Apesar do estresse, Rafaela entende que a situação é para uma melhora no serviço.
“Ah, estou achando que está modernizando mais, né? A gente sabe que para tudo sair bem não é nada barato, a gente tem que aguentar isso aí, que vai ser bom futuramente para as pessoas, para a população”.