Todo material furtado foi recuperado e entregue a representantes do museu na manhã desta sexta-feira (12)
A Polícia Federal recuperou, na última quarta-feira (10), 16 peças históricas de um total de 17 objetos que foram furtados no dia 15 de junho do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, na Praça da Estação, no Centro da capital.
O patrimônio recuperado foi entregue a representantes do museu na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Polícia Federal.
"Todas as peças possuem valor histórico inestimável e são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Uma delas havia sido recuperada no dia do furto quando foi preso em flagrante o autor do crime. As peças estavam em poder de terceiros que foram ouvidos", detahou a PF.
A Coordenadora do Sesi cultura, Bárbara Laredo, disse que o Sistema FIEMG como um todo está muito feliz e grato pelo trabalho desempenhado pela Polícia Federal na resolução do caso. "Agora teremos novamente nosso acervo 100% completo. É de extrema importância o resgate dessas peças para a cultura não só mineira mas brasileira”, disse Bárbara.
O suspeito do crime, localizado e preso pela Polícia Militar (PMMG) com uma das peças, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva em 17 de junho.
De acordo com a apuração da Polícia Militar, o suspeito agiu sozinho, rompendo o lacre de um dos gradis que cercam o museu, que está em obras. Ele quebrou um dos vidros que dão acesso para a área externa e ficou aproximadamente dez minutos dentro do local.
Leia mais:
FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal
Seleção feminina entra em reta final de preparação para Paris