A tradicional rua Sapucaí, no bairro Floresta, reduto boêmio da região Leste de Belo Horizonte, “virou um rio” nesta sexta-feira (5), durante forte chuva que caiu na capital no início da tarde. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a água toma conta do local.
Na filmagem é possível ver a forte enxurrada passando entre os carros. Alguns se abrigaram em um posto de combustíveis próximo, na tentativa de achar um lugar um pouco mais alto enquanto a chuva não passasse.
A tarde desta sexta foi marcada por tempestade em diversos pontos da cidade, segundo a Defesa Civil. Das nove regionais, oito tiveram a presença do fenômeno. Na parte Centro-Sul e Nordeste da capital o levantamento da Defesa Civil mostrou chuva extremamente forte por cerca de 10 minutos.
Além da rua Sapucaí, trechos da avenida Antônio Carlos, na altura do Bairro Lagoinha, chegaram a ficar com faixa interditadas. Trechos do Barrero e de Venda Nova também apresentaram interdições.
Nesses casos, o órgão recomenda que:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos