AngloGold é a empresa responsável pelas estruturas
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os moradores reunidos após o acionamento das sirenes (Reprodução redes sociais)
Um acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens de Santa Bárbara e Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, levou pânico a moradores, que tiveram que sair de casa nesta terça-feira (29).
Após a situação, a AngloGold, empresa responsável pelas estruturas, informou que “as barragens estão seguras e estáveis”. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as pessoas reunidas e chorando após a situação.
A mineradora informou que às 14h houve o acionamento indevido das sirenes. A empresa também lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos moradores.
A AngloGold reforçou que “está entrando em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes. Também estamos avaliando os motivos do acionamento indevido”.
As defesas civis de Santa Bárbara e Barão de Cocais foram chamadas e constataram normalidade em ambas as estruturas.
Em 2021, a sirene já havia sido acionada também por engano em Santa Bárbara. Após o alarme falso, um grupo de moradores da cidade realizou um protesto na rodovia de acesso ao Santuário do Caraça, pedindo respostas sobre o acionamento acidental à empresa responsável pela barragem.
Leia mais:
Com investimento de R$ 8 bilhões, leilão de trecho da BR-262 em Minas será realizado nesta quinta
Quase 500 aposentados e pensionistas da PBH podem ficar sem salário; veja regularizar situação