Moradores de Frutal, no Triângulo Mineiro, presenciaram nesta terça-feira (18) o terremoto de magnitude 4,1, o maior já registrado na cidade desde 2015. A região já é reconhecida pelos tremores esporádicos.
Imagens repassadas pelo jornalista Samir Alouan mostram o momento em que diferentes pontos da cidade sentem o tremor. É possível ver telhas caindo, prateleiras balançando e as pessoas percebendo o fenômeno.
Segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), foram dois tremores em sequência. O mais forte foi registrado às 10h08, enquanto o seguinte, de 3,3 graus na escala Richter, foi às 10h19.
Conforme informou o sismólogo da RSBR e do Centro de Sismologia da USP, desde 2015, já foram registrados 22 pequenos tremores na cidade. Desde abril de 2023, há um sequência de tremores nessa região sempre com magnitude menores que 3.
O órgão ainda ressalta que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. “Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre”.
Apesar do susto, o fenômeno não feriu nenhuma pessoa, não destruiu nenhum estabelecimento ou casa e não prejudicou o abastecimento de água em Frutal.