Regional Noroeste

VÍDEO: UPA HOB recebe estrutura para atendimento exclusivo de dengue e outras arboviroses

Central com CAA e URV vai funcionar no segundo andar da unidade 24 horas por dia.

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/03/2024 às 09:42.Atualizado em 11/03/2024 às 10:37.

A UPA Odilon Behrens recebe, a partir desta segunda-feira (11), uma estrutura destinada ao cuidado exclusivo de pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A unidade de saúde abriga agora o novo Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) e uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), que funcionarão 24 horas por dia.

"A gente sabe que o HOB, pela segurança que a população tem no seu serviço, é procurado até mesmo por munícipes de outras cidades. Então é muito importante essa entrega. São quatro consultórios que vão permitir atendimento de pelo menos 200 pessoas por dia, e 30 leitos que vão permitir outras 250 internações. Essa entrega vem no momento muito oportuno, pois a gente ainda há uma subida nos casos de dengue", explicou o secretário municipal de saúde Danilo Borges.

View post on X
Os serviços serão ofertados de forma espontânea e o acesso à unidade será pela rua Pereira Passos, 38 - São Cristóvão.

Conforme o executivo municipal, a orientação é que pessoas que apresentarem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos procurem os serviços na nova unidade de saúde, que terá o quadro de profissionais composto por 85 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

"Essa unidade que passa a atender é incorporado nos outros leitos que nós abrimos, totalizando 182 até o momento. É algo que é muito relevante muito importante para esse enfrentamento. É importante que as pessoas saibam que lá embaixo, na entrada da UPA, existe um fluxo diferenciado de entrada de pacientes, eles vão ser classificados conforme o risco e ser direcionados para o fluxo de atendimento", detalhou Borges.

Atendimento

Na capital já foram abertos dois Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), sendo uma na unidade da regional Barreiro está com o horário de funcionamento ampliado, prestando assistência 24 horas por dia. E outro na Centro-Sul, das 7h às 22h. "Essas unidades são porta aberta, ou seja, ofertam cuidado de forma espontânea às pessoas com sintomas como febre, dores no corpo ou atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele", disse.

Vacinação

O secretário detalhou ainda que a capital já aplicou quase a metade das vacinas contra dengue em crianças e adolescentes, e que a procura aumentou. "Desde o início da vacinação do público-alvo, sendo que na última semana foi ampliado para o público de 10 a 14 anos, nós já aplicamos 40% das 49.500 doses que foram destinadas a BH ao longo da semana. A gente espera ampliar o número de doses aplicadas, pois a houve uma maior procura. Somente neste sábado vacinamos 1.400 pessoas, algo que foi um número três vezes maior do que o primeiro sábado que nós abrimos para vacinação então", enfatizou.

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por