Tradição está na família de Marco Aurélio Fonseca há mais de um século (Arquivo pessoal)
Termina sábado (6), Dia de Reis, a 18ª edição do Circuito Nacional de Presépios, tradição cristã em Santa Luzia, na Grande BH. Por meio da arte e da fé, moradores da cidade encantam turistas com as representações do nascimento do menino Jesus. A visitação é gratuita.
Vinte e oito expositores participam do circuito deste ano. Para facilitar o deslocamento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibilizou um micro-ônibus. Os interessados podem realizar o agendamento pelo telefone 31-99187-6464 ou presencialmente, na Rua Direita, 373, no Centro Histórico.
Superintendente municipal de Cultura e organizador do evento pela Prefeitura de Santa Luzia, Marco Aurélio Fonseca também participa. Segundo ele, a tradição está na família há mais de um século.
Marco Aurélio afirma que a tradição do presépio não é exclusividade das gerações mais velhas. Os mais novos também já interagem com a arte para perpetuar o costume da família.
“Meus quatro sobrinhos adoram brincar com as peças. Na hora de colocar as figuras é uma guerra de alegrias, cada um quer colocar uma. É uma farra”, afirma.
Os visitantes podem baixar um QR Code pelo celular para acessar o mapa das artes espalhadas pelo município. As pessoas recebem um passaporte virtual com todas as representações do nascimento do menino Jesus. A ideia é que o turista tenha o "documento" carimbado a cada experiência, com a respectiva página do ponto onde esteve.
*Estagiário sob supervisão do editor Renato Fonseca
Leia mais: