Vistos de estudantes são suspensos por consulado dos Estados Unidos

Patrícia Santos Dumont -Do Hoje em Dia
10/10/2012 às 12:28.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:58

(Toninho Almada/Hoje em Dia)

A maioria das universidades federais brasileiras retomou suas atividades no último dia 17, mas a paralisação, que durou quase quatro meses, ainda causa prejuízo aos estudantes. O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo comunicou a suspensão dos vistos aos universitários das instituições federais aprovados no Summer Work & Travel 2012. O consulado alega que os estudantes não completaram o ano letivo.

O programa, que leva estudantes brasileiros para trabalhar nos Estados Unidos, contempla alunos matriculados e tem como prerrogativa a realização das viagens durante as férias escolares, isto é, no intervalo entre um ano letivo e outro. O número de estudantes lesados pela decisão não foi contabilizado pelo consulado.

Apreensão

Em Belo Horizonte, os estudantes Matheus Palhares Vieira, de 19 anos, aluno do curso de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Jéssica Santos, de 21, aluna de engenharia de materiais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) vivem, há cinco dias, momentos de apreensão.

Com passagens e seguro de saúde comprados, eles não sabem a quem recorrer e temem amargar um prejuízo de pelo menos R$ 4 mil. “Ainda não acionei a Justiça, pois estou na esperança de uma reviravolta. Só acho que o posicionamento do consultado foi tardio”, afirmou Matheus, que embarcaria no dia 9 de dezembro para a Disney.

Frustração

Jéssica estava com a viagem marcada para 12 de novembro, cinco dias após o encerramento do primeiro semestre letivo do Cefet-MG, conforme informações da assessoria de comunicação da universidade. “É uma frustração muito grande, pois a gente vinha se preparando desde o início do ano”, lamentou.

O Cefet-MG informou que o Conselho Diretor da instituição irá se reunir amanhã para definir a situação dos estudantes prejudicados. Até o fechamento deste edição a UFMG não havia se posicionado sobre o assunto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por