Em poucas horas

Volume de chuva em BH nesta 4ª feira foi o dobro previsto para o dia pela Defesa Civil

Com mais de 100 mm, capital registrou vários pontos de alagamentos e inundações, mas sem vítimas

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/11/2024 às 20:18.Atualizado em 13/11/2024 às 20:38.
PBH concedeu entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (13) para apresentar balanço as ocorrências das chuvas (Pedro Melo / Hoje em Dia)
PBH concedeu entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (13) para apresentar balanço as ocorrências das chuvas (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Belo Horizonte teve, nesta quarta-feira (13), uma tarde muito chuvosa, que provocou estragos em várias regiões. Um volume duas vezes maior do que o esperado para este dia, de acordo com a Defesa Civil.

Em coletiva de imprensa na noite desta quarta no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP BH), o sub-secretário de proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Valdir Figueiredo, informou que o acumulado superou os 100 mm, atingindo, principalmente, o vetor Norte da cidade. Pela manhã, o órgão havia emitido alerta que previa entre 40 e 60 mm.

Para o mês de novembro, a previsão é de 236 milímetros. Ou seja, choveu nesta tarde o quase a metade do previsto para todo o mês.

"Naturalmente, há uma viabilidade no comportamento da atmosfera. Não há possibilidade concreta de prevermos eventos climáticos extremos como o desta tarde em Belo Horizonte. São eventos de difícil previsibilidade, tanto da intensidade quanto dos pontos de impacto", comentou o coronel Valdir Figueiredo.

O sub-secretário de proteção e Defesa Civil de BH pontuou, também, o registro de vários pontos de alagamentos e inundações em diversas regiões da cidade.

"Mas não tivemos registro de vítimas, de pessoas arrastadas. Mas a cidade conseguiu retomar nível de normalidade após este evento extremo", destacou.

Ele informou, ainda, que todas as equipes da Defesa Civil estão nas ruas atendendo as solicitações feitas por meio do número 199.

"Caminhamos para ter um volume de chuva expressivo neste mês de novembro", salientou.

Risco geológico

Várias regiões estão em alerta até a próxima segunda-feira. A Defesa Civil ressalta que a importância das pessoas não permanecerem nestes locais, principalmente porque há previsão de mais chuva para os próximos dias. Estimativa é que chova entre 50 mm e 70 mm.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por