Mineiro líder em tecnologia para carros conectados agora aposta na Internet das Coisas

Sergiovane Amaral
primeiroplano@hojeemdia.com.br
03/06/2016 às 19:30.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:44
 (WESLEY RODRIGUES)

(WESLEY RODRIGUES)


Frederico Menegatti. Esse é o principal nome na América Latina quando se fala em  rastreamento de veículos e um dos mais conhecidos em um assunto ainda novo: a Internet das Coisas. Para quem não sabe, a Internet das Coisas permite que roupas, eletrodomésticos, móveis, aparelhos eletrônicos e meios de transportes sejam conectados e acessados a distância, no dia a dia. Trata-se de uma revolução mundial na forma como interagimos com as pessoas e com as coisas ao nosso redor. E Frederico Menegatti quer acelerar essa revolução. A história desse mineiro empreendedor começa em Governador Valadares, onde nasceu. Quando criança, costumava desmontar os brinquedos que ganhava dos pais. 

 “Queria ver como funcionavam e alguns até pegavam fogo. Ainda bem que não aconteceu nada grave”, diverte-se. Aos 16 anos mudou-se para Belo Horizonte, onde formou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG. Não parou de estudar e fez um MBA em Gestão Estratégica pela FGV. O primeiro emprego foi em um provedor de internet, mas não demorou para que abrisse o próprio negócio, em 2004. “Vendi um carro e convidei um amigo para ser sócio. Abrimos um provedor de internet, mas comecei a buscar outros produtos para a empresa.” 

 Estava fundada a Getrak. Além de provedora , a empresa fabricava rastreadores veiculares. Em vez de instalarem servidores e contratarem um técnico, as empresas poderiam usar uma plataforma web, a “nuvem” da Getrak. Essa aposta se concretizou em 2010. O tempo passou e o mercado sofreu mudanças. O rastreador veicular tornou-se obrigatório e a carteira de clientes passou a incluir empresas como Magneti Marelli e o Grupo Ticket. 
Trabalhador incansável e ao mesmo tempo curioso, Frederico Menegatti resolveu navegar em outros mares. Hoje, a Getrak atende clientes em Angola, Arábia Saudita, Itália, Alemanha, Rússia, México, Chile, Colômbia e Paraguai.

 Para 2016, a expectativa é crescer pelo menos 60% no faturamento. A empresa acaba de investir R$ 4 milhões no aperfeiçoamento de sua plataforma do segmento de internet das coisas. O aporte permitirá novos negócios com a conectividade de diversos itens do dia a dia de uma empresa ou de uma residência via internet. “Hoje já é possível que um pai saiba exatamente o horário em que o filho saiu da sala de aula, entrou na van escolar e chegou em casa. Tudo isso com a instalação de rastreadores e leitores, instalados no uniformes e nos locais por onde a criança deve passar.”

 É… Talvez o que pareça ser coisa de filme de ficção para a maioria de nós, seja apenas uma questão de tempo e oportunidade para o menino que desmontava e montava brinquedos e acabou se tornando alguém que quer fazer o mesmo, mas agora com o nosso dia a dia.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por