BRASÍLIA - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, defenderá a inclusão de mais uma categoria entre os tipos de hospedagens a serem classificados pelo governo. A ideia é incluir hotéis de selva entre os sete já previstos no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass): hotéis, flats, resorts, hotéis fazenda, pousadas, cama & café e hotéis históricos.
“Hotéis de selva despertam, principalmente, a atração de norte-americanos e asiáticos fascinados pela Amazônia, mas não há especificação para eles dentro do sistema de classificação. Mas apresentarei uma proposta para incluir esse tipo e classificação especial [no SBClass]”, disse ele nesta quinta-feira (27), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.
Na terça-feira (25), o governo voltou a adotar, oficialmente, o uso até cinco estrelas para a classificação de hotéis e outros tipos de hospedagem, em função da estrutura e da qualidade dos serviços oferecidos. Caberá ao ministério do Turismo chancelar a classificação, feita com a ajuda do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Gastão Vieira destacou, durante o programa, os dois grandes desafios de sua pasta: “Temos de aumentar o número de turistas estrangeiros que nos visitam, porque, com a saída de brasileiros para o exterior, temos registrado déficits [nessa balança, especificamente]; e queremos fazer com que o turista brasileiro viagem pelo Brasil”, disse.
Segundo ele, para atingir esse objetivo, o foco é a competitividade. “Assim, é necessário baixarmos os custos de transporte aéreo, de alojamentos, e olhar o setor turístico como um setor realmente importante, o que tem sido feito pelo governo Dilma Rousseff.”