Ministros de Relações Exteriores da União Europeia irão discutir a luta contra o terrorismo "em todas as suas formas", após um ataque à redação da revista satírica francesa Charlie Hebdo, na quarta-feira (7), ter feito 12 vítimas em Paris.
Segundo a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, o assunto deverá ser adicionado à agenda da próxima reunião dos ministros, em 19 de janeiro. A Letônia, país que exerce a presidência rotativa do bloco, também irá introduzir o tópico em uma reunião informal dos ministros, em 28 de janeiro. Na próxima segunda-feira, o presidente do Parlamento Europeu deve mencionar o combate ao terrorismo em seu discurso de abertura.
A União Europeia tem várias ferramentas de combate ao terrorismo, desde um serviço de compartilhamento de informações até mecanismos de financiamento do combate ao extremismo, adicionou a porta-voz da Comissão Europeia, Natasha Bertaud.
"Nosso papel no combate ao terror é primariamente de apoio", disse Natasha, lembrando que cerca de 2,5 mil combatentes do grupo extremista Estado Islâmico podem ter origem europeia. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br