Mocão e o buraco negro

05/10/2018 às 06:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:48

Virou lenda.

O tal Estádio Antônio Lafetá Rebello pelo que consta será apenas a bela história do que era pra ser e não foi.

Depois de receber e-mail de leitor, em BH, perguntando e ainda esperançoso que este estádio algum dia surja, me atinei para a coisa.

O desportista Denarte Dávila, por exemplo, não quer nem ouvir falar de Mocão. Entre uma risada e outra ele diz: “engordei 10 quilos só comendo coxinhas e pastéis em coquetéis onde se falava em Mocão e no início de sua construção, que jamais aconteceu”.

Como bem enfatizou o jornalista Luiz Ribeiro: “Até hoje, o Mocão se resume a um amontoado de terra ao redor de um buraco no Bairro Santo Antônio, num desperdício de quase R$ 4 milhões, em valores atualizados”.

Ribeiro ainda deu detalhes dos requintes com que foi inaugurada a pedra fundamental do Mocão. Ele informa que a obra foi lançada no início de 1971, com a visita à cidade do então presidente da extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD, atual CBF), almirante Heleno Nunes, o então dirigente da Federação Mineira de Futebol (FMF), coronel José Guilherme, e Gil César Moreira de Abreu, que foi o engenheiro do Mineirão.

O clima festivo do lançamento da pedra fundamental da obra incluiu até visita à cidade da Taça Jules Rimet, símbolo da conquista do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira na Copa de 1970, no México.

E só.

Retomar a obra hoje está fora de cogitação. Estaria orçada em 30 milhões, dinheiro absurdamente indisponível em qualquer gestão, diante da atual conjuntura que possamos imaginar.

Mas, e aí?

Não haverá nenhuma satisfação para o torcedor da cidade?

O que será feito do terreno em formato oval, terraplenado há 40 anos e que esta lá, abandonado, servindo de guarida de bandidos e desocupados, que colocam em risco a segurança da população que mora nas adjacências?

Com a palavra, a Secretaria de Esportes e Lazer e seu mandatário, Igor Dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por