Moc sedia Encontro das Águas com destaque para a defesa ambiental: evento vai debater o uso de recursos hidráulicos com foco na Bacia do São Francisco

Jornal O Norte
19/05/2006 às 11:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:35

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Agro-NM - Associação dos engenheiros agrônomos promove na próxima segunda-feira V Encontro das Águas. Com expectativa de público de 300 pessoas, o encontro esse ano deve se voltar para a consciência do uso dos recursos hídricos com foco na Bacia do Rio São Francisco. O encontro vai acontecer no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros.

Com apoio da iniciativa privada e pública o evento se direcionará para um público que trabalha em defesa do meio ambiente como as faculdades de agronomia, engenharia ambiental, educadores de ensino médio e fundamental entre outros.

Esse ano conforme Fernando Britto, presidente da Agro-NM, o encontro não terá oficinas como nos anos anteriores mesmo sendo eles de curta duração.

- Nesse ano a Agro-NM demorou a realizar o evento porque esperou que as universidades que hoje também são divulgadoras da consciência da preservação ecológica promovessem e por isso o encontro será realizado em um dia com o debate em painéis.

CONSCIENTIZAÇÃO

No ano passado o encontro das águas reuniu um público de 2.011 pessoas e teve a realização de mesa redonda na Unimontes, além de o encontro ter sido lançado na feira de artesanato e mobilizado as escolas de ensino regular e fundamental na consciência ambiental.

Para Fernando o espírito de conservação do meio ambiente começa na infância, mas os acadêmicos podem difundir melhor o assunto dentro de casa em seu bairro. Ele fala ainda que poucas são as oportunidades criadas no Norte de Minas para se discutir as questões relacionadas aos recursos hídricos. A água como insumo ou bem de consumo deve ser considerada escassa na região face à má distribuição pluviométrica que se repete ano após ano.

- Com esse encontro a Agro-NM e as entidades públicas e privadas nessa parceria oferecem a oportunidade para que os universitários, educadores, a comunidade técnico-científica e a população possam discutir as causas e conseqüências de problemas que levam à escassez e à perda de qualidade da água na região.

O governo federal tem projetos que devem revitalizar a bacia do rio São Francisco, mas o impasse da transposição do velho Chico ainda não acabou.

PROGRAMAÇÃO

08 horas - credenciamento


09 h - abertura


09h30 - painel transposição do São Francisco coordenado por representante da Amams com o tema - O projeto de integração do São Francisco com bacias do Nordeste Setentrional. Os expositores são Francisco Jácome Sarmento, chefe da assessoria técnica da vice- presidência da República e Néstor Aldo Campana, engenheiro de recursos hídricos.


11h - debates


12h intervalo para almoço


14 h palestra sobre as ações da Codevasf na revitalização da Bacia do São Francisco em Minas Gerais exposto pelo superintendente Anderson de Vasconcelos Chaves.


14: 45 h debates


15h premiação de usuários de água modelo no Norte de Minas


15h - intervalo


15h45 - painel sobre água e sociedade sendo coordenado por representantes da Agro-NM. O primeiro tema será água da gente ministrado por Dalton Rocha Pereira, professor de legislação ambiental do núcleo de ciências agrárias da Universidade federal de Minas Gerais.

O segundo tema explorará o tema água, saneamento e saúde exposto por Cristina Ferreira Jardim, diretora de vigilância ambiental da secretaria estadual de saúde e idealizadora do projeto – Inquérito das águas do estado de Minas Gerais.

Às 17h15 debates. Encerramento às 17h30.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por