Moc vai ser sede do I Seminário do agronegócio

Jornal O Norte
24/12/2009 às 12:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:21

A secretaria municipal de Agropecuária e Abastecimento já começou o trabalho de organização do I Seminário do Agronegócio do Norte de Minas. O evento será realizado dia 15 de abril de 2010, no parque de exposições João Alencar Athayde, numa parceria entre o ministério da Agricultura, Abanorte, Emater, Unimontes e Codevasf.

Conforme o secretário Roberto Mauro Amaral, que esteve reunido esta semana com Fábio Cruz, representante do ministério da Agricultura, o foco será a comercialização, um dos gargalos da produção regional.

- Temos feito um bom trabalho no que diz respeito ao incremento e à diversificação da produção. Agora, é preciso que nos tornemos experts também na comercialização, que é o coroamento, fator determinante na remuneração do trabalho do produtor rural - diz.

O agronegócio é uma das atividades em ascensão no mundo, porque está voltado diretamente para a alimentação das pessoas. Por isso, é necessário que o profissionalismo e a competência estejam presentes em toda a cadeia produtiva.

O Norte de Minas vem se destacando com o desenvolvimento e a ampliação de áreas irrigadas. A região já fornece alimentos de excelente qualidade para grandes mercados nacionais e internacionais, principalmente no segmento de frutas tropicais. A responsável pelo crescimento da irrigação é a Codevasf - Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, que implantou o sistema de irrigação no Norte de Minas e abriu espaço para pequenos, médios e grandes produtores em áreas irrigadas, assim como a Emater - Empresa mineira de assistência rural, que presta assistência técnica aos mini e pequenos produtores da agricultura familiar, ajudando-os a se tornarem mais competitivos.

As universidades situadas em Montes Claros e região também ajudam a fortalecer o segmento, à medida em que oferecem cursos na área.

- Todas essas questões serão tratadas no I Seminário do Agronegócio do Norte de Minas, que precisa ser bem aproveitado pelos produtores rurais de Montes Claros e região - afirma.

Fonte: Ascom PMMC

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por