Morre, aos 94 anos, o documentarista D.A. Pennebaker, que popularizou o cinema-verdade

Estadão Conteúdo
04/08/2019 às 18:15.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:51
 (Pete Souza / Official White House)

(Pete Souza / Official White House)

Morreu, na última quinta-feira (1º), de causas naturais, o cineasta norte-americano D.A. Pennebaker. Ele tinha 94 anos e estava em casa, em Long Island. O anúncio da morte do documentarista foi feito neste fim de semana pela agência Associated Press. Pennebacker ajudou a popularizar o que os franceses batizaram como "cinéma verité" ou cinema-verdade, realizando filmes de grande repercussão, especialmente entre os apreciadores de música pop, ao filmar documentários sobre Bob Dylan e Jimi Hendrix.

O cineasta também dirigiu documentários discutindo a política norte-americana dos anos 1960, tendo como personagens a família Kennedy e a atriz Jane Fonda, em plena militância contra a guerra do Vietnã. Pennebaker foi assistente de direção de um documentário histórico, Primárias (1960), lançado no Brasil pelo Instituto Moreira Salles, sobre a campanha política do ex-presidente norte-americano John Kennedy contra Hubert Humphrey.

Don't Look Back, documentário sobre Bob Dylan realizado em 1965, é, até hoje, considerado o primeiro grande documentário da história do rock americano. Seu filme de maior popular do gênero é Monterey Pop, sobre o festival pop de Monterrey em 1967. Seu último filme, ainda inédito, é Rebirth.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por