Aos 84 anos

Morre Nelsa Trombino, fundadora do restaurante 'Xapuri'

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
31/05/2023 às 10:27.
Atualizado em 31/05/2023 às 10:47
 (Redes Sociais/Reprodução)

(Redes Sociais/Reprodução)

Neusa Trombino, uma das referências da culinária mineira, proprietária e fundadora do tradicional Restaurante Xapuri, morreu na noite dessa terça-feira (30), aos 84 anos. A chef deixa três filhos e um legado para a gastronomia.

A chef estava estava internada no Hospital Madre Teresa, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, e teria sofrido falência dos órgãos vitais em decorrência de problemas cardiovasculares.

“Que nossa senhora do Rosário e nosso senhor Jesus Cristo recebam minha mãezinha”, postou o filho Flávio Trombino nas redes sociais. 

Nelsa nasceu na cidade paulista de Cubatão em 1938, filha de italianos. Se mudou para Lagoa da Prata logo após se casar. Foi no interior do Estado que conheceu a gastronomia mineira. 

Em 1988 criou o restaurante "Xapuri". Atualmente, comandado pelo filho Flávio, o estabelecimento fica na rua Mandacarú, na Pampulha.

Homenagens

Nas redes sociais, o prefeito Fuad Noman (PSD) classificou Dona Nelsa como "exemplo de força e pioneirismo". "Nelsa Trombino abriu portas para mulheres na gastronomia e representou a mineiridade com garra e excelência. Que seu legado seja sempre lembrado. Meus mais sinceros sentimentos à família", publicou.

O estilista Ronaldo Fraga também fez homenagens: "Ela foi a grande responsável por ter tirado a culinária de dentro da casa dos mineiros para os restaurantes, e instintivamente, mais que um restaurante, criou um ponto de cultura em BH numa época em que ainda não se pensava a gastronomia como vetor cultural. Ontem, uma das pedras preciosas da coroa da cultura mineira nos deixou, mas a presença de Dona Nelsa Trombino continuará transitando por entre as mesas do Xapuri checando se tudo está correndo a contento".

Elzinha Nunes, filha de Dona Lucinha, outro restaurante da tradicional culinária mineira, publicou uma foto de Lucinha e Nelsa: "duas estrelas juntas no céu", postou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por