Morre o ex-senador dos EUA, George McGovern

AFP
21/10/2012 às 10:17.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:24
 (Tim SLOAN/FILES/AFP)

(Tim SLOAN/FILES/AFP)

WASHINGTON - O ex-senador americano George McGovern, que morreu neste domingo (21) aos 90 anos, era uma figura progressista do Partido Democrático, um feroz opositor da Guerra do Vietnã e o candidato que perdeu a eleição presidencial de 1972 para Richard Nixon.

O Partido Democrata, ao qual aderiu em 1952, ampliou sua base, até então composta por sindicalistas e trabalhadores urbanos, com o apoio maciço das mulheres e estudantes seduzidos por uma campanha corpo-a-corpo.

Nesta ocasião, o casal Clinton, com cerca de 20 anos, estreou na política. Muitos partidários de McGovern apoiaram Hillary Clinton durante a batalha presidencial de 2008.

Na época, McGovern foi capaz de capitalizar a crescente oposição contra a Guerra do Vietnã, mas sua popularidade despencou após a descoberta do passado psiquiátrico de seu vice-presidente, o senador Thomas Eagleton. Depressivo, havia sido internado três vezes e submetido a choques elétricos, o que McGovern ignorava.

O escândalo serviu como uma lição para os futuros candidatos à Casa Branca, que passaram a investigar minuciosamente o perfil de seu vice-presidente.

O caso levou ao fracasso o candidato democrata, que sofreu uma das piores derrotas na história americana. "McGovern, o esquerdista", tornou-se um dos apelidos preferidos dos republicanos durante décadas.

Dois anos depois, o escândalo de Watergate estourou e o presidente Nixon foi forçado a renunciar por ter grampeado a sede do Partido Democrata em Washington.



"vida feliz, longa, rica e complexa"

Nascido em 19 de julho de 1922 em Avon, Dakota do Sul, McGovern se alistou como voluntário na Força Aérea aos 19 anos e fez 35 missões durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, graduou-se com um Ph.D. em história pela Universidade de Northwestern.

Eleito deputados de 1957 a 1961, tornou-se em 1961 diretor do Paz, o programa alimentar estabelecido pelo presidente Kennedy. No ano seguinte, foi eleito senador por Dakota do Sul, onde exerceu três mandatos.

Político que lutava contra a fome no mundo, deixou o Senado em 1981 e se tornou professor honorário em diversas universidades. Nos anos 1990, tornou-se chefe do Grupo de Reflexão Washingtonese, o Middle East Policy Council.

Em 1994, sua filha Terry, uma ex-alcoólatra mãe de dois filhos, foi encontrada morta, congelada em um monte de neve em Wisconsin (norte). Depois da tragédia, McGovern escreveu um livro sobre o vício da filha e investiu os lucros em um centro de reabilitação para mulheres e crianças.

Ele teve quatro filhos com sua esposa Eleanor, que morreu em 2007.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por