Morre Winnie Mandela, ex-esposa de Nelson Mandela e símbolo anti-Apartheid

Agence France Presse
02/04/2018 às 14:29.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:07

(HAROLD GESS / AFP)

Winnie Mandela, ex-esposa do primeiro presidente sul-africano negro Nelson Mandela, faleceu nesta segunda-feira aos 81 anos em decorrência "de uma longa doença", provocando homenagens à polêmica "mãe da nação". 

"É com grande tristeza que informamos ao público que a Sra. Winnie Madikizela Mandela faleceu no hospital Milkpark de Joanesburgo na segunda-feira, 2 de abril", declarou seu porta-voz Victor Dlamini em um comunicado.

"Ela faleceu em decorrência de uma longa doença, pela qual foi hospitalizada várias vezes desde o início do ano. Partiu em paz no início da tarde desta segunda-feira (2), cercada por sua família", acrescentou.

Winnie Madikizela Mandela, que "foi uma das mais importantes figuras da luta contra o apartheid, brigou valentemente conta o regime do apartheid e sacrificou sua vida pela liberdade da África do Sul", ressaltou. 

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), na linha de frente da luta contra o regime segregacionista, homenageou uma mulher que "simbolizava a força, a resistência e uma apaixonada eterna da liberdade". 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por