Move de Lagoa Santa para BH não passará mais por Vespasiano

Letícia Alves - Hoje em Dia
Publicado em 19/03/2015 às 17:26.Atualizado em 18/11/2021 às 06:24.
 (Lucas Prates)
(Lucas Prates)
Um reivindicação dos moradores de Lagoa Santa desde a substituição das linhas convencionais pelo Move Metropolitano será atendida dentro de 30 dias. Os coletivos com partida da cidade não irão passar mais no Terminal Morro Alto, em Vespasiano, na Grande BH, para seguir viagem para Belo Horizonte, garantiu o secretário Murilo Valadares.
 
Os usuários do sistema poderão fazer a integração na Estação Vilarinho ou ir direto para Belo Horizonte, em ônibus executivo, que havia sido eliminado após a implantação do Move. Nesse último caso, os coletivos irão utilizar as pistas mistas e não as exclusivas.
 
“Os usuários de Lagoa Santa não vão mais passar, daqui 30 dias, dentro de Morro Alto. Vão direto para Vilarinho. O move foi feito para diminuir o tempo de viagem das pessoas. Se aumenta está errado”, afirmou.
 
Segundo o representante da comissão dos usuários do transporte coletivo de Lagoa Santa, Pedro Valadares, essa é uma das principais reclamações dos moradores.
 
“Ao fazer a baldeação, nós temos gasto muito tempo. Aumentou em média 40 minutos de viagem. Levamos quase duas horas para chegar ao centro de Belo Horizonte. E, também, tem o desconforto. A gente acaba disputando lugares nos ônibus com passageiros de outras cidades”, disse.
 
A reclamação também é comum em Santa Luzia, de acordo com Raimundo de Paula, representante do Observatório de Políticas Públicas de Santa Luzia. “O que se percebe é que nós não tivemos um ganho, mas sim perdas. Começando pelo aumento das tarifas, que com o BRT veio o aumento de todas as tarifas. Outra parte é a desorganização do serviço e a falta de segurança”.
 
Entenda o caso
No último 13 de fevereiro, a Justiça determinou a suspensão total dos serviços do Move Metropolitano em Lagoa Santa ao acatar uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Segundo a promotora de Justiça Janaini Keilly Brandão Silveira, a ação foi fundamentada em inúmeros fatores relatados pelos usuários, inclusive em abaixo-assinado e em ata de reunião da Câmara Municipal de Lagoa Santa, que evidenciam a ineficiência do serviço.
 
Em 12 de março, a Justiça revogou parcialmente a liminar que suspendia a integração do município de Lagoa Santa ao sistema BRT/Move. Conforme a decisão do desembargador Renato Dresch, o serviço deverá ser prestado até que a Secretaria de Obras de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) apresente um novo estudo técnico. Segundo a decisão, o estudo deverá apontar a viabilidade para a implantação de linha de ônibus exclusiva ligando a rodoviária de Lagoa Santa a de Belo Horizonte, bem como de horários de linhas durante a madrugada, no sistema Move, ligando as duas cidades.
 
De acordo com o MPMG,  passageiros relataram que, desde a implantação do Move, têm enfrentado longas filas de espera dos ônibus e foi aumentado em 200% o tempo de viagem entre as duas cidades, além de terem a integridade física exposta em locais perigosos e sem policiamento. Também foi questionado o pagamento em duplicidade de tarifas para Belo Horizonte para aqueles que não possuem o cartão Ótimo e a ausência de transporte direto para a rodoviária da capital.
 
Atualizada às 17h54.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por