Mudança de seções eleitorais complica votação em Contagem

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/10/2018 às 12:15.Atualizado em 10/11/2021 às 02:50.
 (Mauricio Vieira)
(Mauricio Vieira)

As principais zonas eleitorais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão tumultuadas neste domingo (7) porque a 91° Zona Eleitoral, a maior da cidade, passou por mudança nos locais de votação. O maior transtorno aconteceu na Escola Estadual Helena Guerra, no bairro Eldorado, em que eleitores demoravam até meia hora para localizar o local de votação.

Segundo os mesários, um dos principais motivos para as filas foi o fato de muitas pessoas se dirigirem até a seção mesmo com o título cancelado. Contagem é uma das cidades em que a biometria obrigatória já está em vigor. Conforme o Hoje em Dia mostrou neste sábado (6), cerca de 85 mil pessoas não poderão votar pois não cadastraram a digital no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

A diarista Ana Luiza Vilela, de 43 anos, foi uma dessas pessoas. Ela passou 30 minutos procurando a sessão 281, na qual deveria votar dentro do Helena Guerra. Ao final da maratona em busca do local do voto, foi para casa frustrada. "Acontece que eu não sabia que não ia poder votar, achei que eles dariam uma segunda chance, porque não fiquei tão atenta ao prazo", admitiu. 

Agora, ela vai até o bairro Lindeia, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, para justificar o voto. "O mesário me orientou a justificar, mesmo com o título cancelado. No segundo turno, vou ter que justificar de novo. E a gente só pode justificar em outra cidade, por isso vou até BH", contou.

A orientação das equipes da Justiça Eleitoral é que os votantes das principais escolas de Contagem, como a Firmo de Matos e a Helena Guerra antecipem o voto, para evitar transtorno e correria no final da tarde deste domingo (7). O pleito vai até às 17h, pelo horário de Brasília.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por