Muito melhor, novo EcoSport é superior à primeira geração

Homero Gottardello - Do Hoje em Dia
05/02/2013 às 07:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:42

(Homero Gottardello/Wagner Figueiredo)

De uma coisa o leitor pode ter certeza: o novo EcoSport é infinitamente superior à primeira geração. Mas basta procurá-lo, nas ruas, para ver o modelo não vem repetindo o desempenho comercial de seu antecessor. A explicação para o fenômeno é simples e, se em 2003, o jipinho da Ford encontrou o mercado praticamente livre de concorrência, hoje os utilitários-esportivos (SUVs) são a bola da vez.

Em outras palavras, as vendas do segmento foram pulverizadas, mas o EcoSport também encareceu ao se qualificar. E enquanto a primeira geração partia de R$ 31.190, há dez anos, hoje ninguém leva uma unidade para casa por menos de R$ 54.800 – que é o preço da versão S 1.6, fictícia.

O modelo topo de linha que avaliamos, Titanium 2.0, custa mais de R$ 70 mil, valor consideravelmente mais alto que o de seu único concorrente nacional, o Renault Duster – que não chega a R$ 65 mil na versão Dinamyque 4x4.

Para compensar este aumento, o novo EcoSport trocou de plataforma, ganhou mais conteúdo e tecnologia embarcada (ver ficha técnica). Sua arquitetura interna também evoluiu e o jipinho, cuja carroceria tem pouco mais de quatro metros – excluindo o lastro do estepe fixado na tampa traseira – de comprimento, agora acomoda melhor seus ocupantes.

O acabamento é outro ponto que evolui bastante, mostrando que dá para causar uma boa impressão, mesmo com materiais simples. O porta-malas é que continua pequeno, ou melhor, mínimo.

O câmbio pré-seletivo (PowerShift) com embreagem dupla e seis marchas, o primeiro a equipar um modelo nacional, é a prova da evolução técnica do EcoSport. Sua atuação praticamente elimina os efeitos de interrupção de força entre as trocas e ainda há a função creeping, que emula uma transmissão automática convencional durante as manobras.
Melhorou, e muito!
 

Ficha técnica
 
Ford EcoSport Titanium 2.0
Comprimento 4,24 m
Largura 1,76 m
Altura 1,69 m
Entre-eixos 2,52 m
Porta-malas 362 l
Peso 1.316 kg
Motor 4 cil. em linha
2.0 litros 16V, bicombustível
Potência 146 cv a 6.250 rpm
Torque 19,7 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio aut. 6 marchas (PowerShift), com embreagem dupla e ESP
Tração dianteira
Suspensões independente com sistema MacPherson,
na dianteira, e eixo de torção, na traseira
Freios com discos ventilados, na frente, tambores, atrás,
com ABS, EBD e assistente de partida em rampa (Hill Holder), que “segura” o veículo entre o intervalo de tempo que o condutor solta o pedal e inicia a aceleração
Pneus 205/60 aro 16
Tanque de combustível 52 l

Performance e economia
0 a 100 km/h
11,79 s
0 a 400 m
17,25 s a 125,3 km/h
Velocidade máxima
não declarada
Consumo urbano
5,2 km/l, com uso exclusivo de álcool como combustível
 
Conteúdo e opcionais
Sua lista de itens de série inclui:
. acabamento parcial em couro
. banco do motorista com ajuste de altura
. chave inteligente com partida por botão Start/Stop
. volante multifuncional regulável (apenas em altura)
. direção com assistência elétrica
. ar-condicionado digital
. trio elétrico (vidros, travas e retrovisores com setas)
. rádio com CD, leitor MP3, entrada USB e para iPod, além de viva-voz Bluetooth para telefone celular
. sistema SYNC com comandos de voz para seleção de músicas e leitura de SMSs
. computador de bordo
. limpador e desembaçador traseiros
. sensores crepuscular, de chuva e estacionamento
. faróis auxiliares
. rodas de liga leve
. seis bolsas infláveis

Não há opcionais para a versão

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