MEXICO - Dois supostos ladrões morreram após serem espancados e queimados na madrugada desta quarta-feira (19) na cidade de Santiago de Cuautlalpan, vizinha à capital do México, por uma multidão furiosa que os arrancaram da polícia, o governo local informou em um comunicado.
"Os homens foram agredidos e posteriormente atearam fogo neles" e no carro de patrulha dos policiais que os havia detido pouco antes e que queriam transferi-los a uma delegacia, disse em um comunicado a Secretaria de Segurança Pública do Estado do México (centro).
Apesar de os ladrões terem sido resgatados com vida, morreram em um hospital da região. Segundo a imprensa, os dois homens tinham assaltado uma loja de hambúrgueres. A Milenio Televisión transmitiu imagens de pichações nas paredes do município de Texcoco com mensagens de ameaça aos ladrões. Em um deles era possível ler: "ladrão, sua festa acabou. Sem mais roubos. Se te agarrarmos, te linchamos".
Um dos últimos linchamentos registrados no México ocorreu em fevereiro deste ano, quando três jovens também foram atacados e incendiados vivos por cerca de 500 pessoas que os acusavam de sequestro. Dois deles morreram no município de Chalco, vizinha à Cidade do México, e o terceiro em um hospital.
No México, 98% dos crimes acabam impunes, de acordo com dados de especialistas em Segurança.