Mundo dá adeus ao reverendo da Pista de Dança

Jotabê Medeiros
02/04/2014 às 09:24.
Atualizado em 18/11/2021 às 01:53

Comoção nos clubes: morreu na terça-feira, 01, aos 59 anos, o norte-americano Francis Nichols, universalmente conhecido como Frankie Knuckles, o Padrinho da House, o Reverendo da Pista de Dança. Teve complicações de saúde devido à diabete.

Knuckles, que nasceu no Bronx em 1955, inscreveu seu nome na História da música em 1987, quando lançou o single Let the Music Use You (música que foi lançada sob o codinome NightWriters). "Não havia quase nada em Let the Music Use You - uma linha de baixo, um ritmo repetitivo baseado em um insistente barulho de sino, uma parte de duas notas de teclado, um sintetizador que ia de uma melancólica cachoeira sonora a uma delirante, jubilosa sequência de cordas e um vocal de um cantor esquecido chamado Ricky Dillard que soava, para a maior parte, como se ele estivesse fazendo aquilo em cima de um casco, e ainda assim capturasse aquela estranha, inefável transcendência da pista de dança perfeitamente", escreveu o crítico Alexis Petridis, no Guardian, na terça-feira, 01.

Os fãs da disco music sempre caçaram com avidez os singles que Frankie produziu nos anos 1980, assim como os profissionais das pistas. "Qualquer um que já tenha tocado ou dançado um disco não só de house, mas de música eletrônica, nos últimos 25 anos, deve alguma coisa a esse cara", disse o jornalista e DJ Camilo Rocha.

Knuckles teve inicialmente o plano de se tornar um estilista, mas ainda adolescente já ganhava reputação na nascente cena gay da disco de Nova York. Ele conseguiu seu primeiro trabalho como DJ aos 16 anos num clube de Times Square chamado Better Days. Depois que o clube fechou, em 1976, ele se mudou para Chicago e passou a discotecar na Warehouse, de onde conquistaria o mundo. Em 1983, abriu o próprio clube, o Power Plant.

Ele remixou gravações de Madonna, Whitney Houston, Michael Jackson e Depeche Mode. Em 1997, ganhou um Grammy como Remixer do Ano. Obama era seu fã.

O DJ David Morales, ganhador de um Grammy e celebrado produtor de house, disse: "Estou devastado em comunicar que meu querido amigo Frankie Knuckles morreu hoje. Não posso escrever nada além disso nesse momento. Me desculpem". O DJ Bad Boy Bill, de Chicago, tuitou: "Descanse em paz, Frankie Knuckles. Um talento maravilho e o verdadeiro Padrinho da House. A House Music agora tem um anjo no céu".

O DJ de trance Markus Schulz escreveu: "RIP Frankie Knuckles. Um dos mais belos seres humanos que o Planeta Terra teve a graça de abrigar. Sinto falta daquele sorriso". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por