Nada Easy

Publicado em 25/07/2017 às 20:38.Atualizado em 15/11/2021 às 09:45.

Lá em 2011, quando criei a Easy Taxi, eu diria que tinha praticamente zero preparo para o que estava por vir nos próximos meses e anos. Naquele momento, contei com o apoio de pessoas espetaculares, que me deram o caminho do que eu deveria focar, estudar e para o quê deveria me preparar. Considero todos meus mentores.

Para devolver para o ecossistema toda essa ajuda que eu tive, há seis meses decidi começar a colocar “no papel” tudo o que eu gostaria de saber quando criei a Easy Taxi. Por meio de hangouts com empreendedores, fui evoluindo este texto com tudo o que eu precisei saber/fazer/usar em cada fase da empresa, do momento da concepção até o momento do exit, onde fizemos uma das três maiores transações de venda de uma startup na história do Brasil.

Este conjunto de texto, combinado com um conjunto de mentorias que fiz mensalmente sobre temas específicos para entender as dúvidas e necessidades do meu potencial leitor, deu origem ao Nada Easy, meu primeiro livro e obra pela qual dediquei boa parte do meu tempo nos últimos meses, para construir um guidebook para inovadores, sejam eles empreendedores ou executivos.

Procurei escrever no Nada Easy boa parte daquilo que vocês precisarão saber/usar no caminho para a construção de um negócio disruptivo. Listo aqui alguns dos aprendizados sobre os quais eu falo no livro.

Como ter uma ideia viável?
Como dizia meu avô, ideia vale 10 centavos a bacia. Identificar as possibilidades e conhecer métodos para colocar a ideia em prática é o primeiro passo para o sucesso.

Como transformar sua ideia em produto?
Sempre que alguém tem uma ideia e não a executa, esse insight vai para um limbo e fica lá até que um empreendedor a resgate e a transforme em um negócio viável. Por isso que essa fase, a de transformar uma ideia em produto e, posteriormente, em um negócio, é tão delicada.

Como levantar capital?
Mais uma vez preciso jogar luz numa dura realidade: é praticamente impossível conseguir funding (ou investimento) para a sua start-up no Brasil. É importante que a empresa se torne atraente aos olhos dos investidores e conto exemplos práticos de como fazer isso.

Como escalar o negócio?
Escalar nada mais é do que fazer a empresa crescer rapidamente em volume e demanda sem ter de aumentar proporcionalmente seus custos. Embora a definição pareça simples, chegar a essa etapa não é tão fácil assim e muita gente acaba falindo antes de obter êxito.

Outras lições vocês encontram no Nada Easy, meu presente para o ecossistema, minha forma de retribuir tudo aquilo que aprendi construindo um dos maiores negócios mobile do mundo. O livro está em pré-venda pela Saraiva Online e quem comprar nos próximos dias, recebe 100% do dinheiro de volta pela Méliuz! Todas as informações podem ser encontradas em www.nadaeasy.com.br

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