Natal inspira concertos e cantatas em Belo Horizonte

Do Hoje em Dia
20/12/2012 às 11:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:50

(Paulo Lacerda/Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes apresentam o “Grande Concerto de Natal”, nesta quinta-feira (20), às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537). Os grupos interpretarão obras natalinas de importantes compositores da música erudita.

O concerto terá início com uma suíte do Ballet “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, sob a regência de Roberto Tibiriçá. Na sequência, será interpretado “O Messias”, de Haendel, sob regência de Lincoln Andrade. Em seguida, é a vez do Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes subir ao palco, sob regência de Lara Tanaka, para apresentar “Natal Branco”, de Irving Berlin, “Noite Azul”, de Caldas Cavalcanti, e “Oh Noite Santa”, de Adolphe Adam. O encerramento, reunindo todos, será com a “Suíte de Natal”. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

Quem estiver na região mais cedo, a partir das 18h30, pode conferir a apresentação do Trio Amadeus na sacada do Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201). Para a Cantata de Natal, a harpista e cantora lírica Marcelle Chagas e o violonista e cantor popular Fábio Lopes (o terceiro integrante é sempre um músico convidado dependendo da formatação do show) escolheram um repertório variado, com muitos temas natalinos.

Praça da Liberdade

O Museu das Minas e do Metal (Prédio Rosa, na Praça da Liberdade) também celebra o Natal com a apresentação do Grupo de Cordas, formado por integrantes da Orquestra Jovem V&M do Brasil. Nesta quinta, às 19h30, com entrada franca. A dica é chegar um pouco mais cedo, às 19 horas, e conferir o Coral Copasa e da Orquestra Jovem de Contagem na Praça da Liberdade.

Na sexta-feira (21), das 12 às 12h50, tem Concerto de Natal na entrada principal da Fiemg (av. do Contorno, 4456). A Orquestra de Câmera Sesiminas interpretará a “Aria da Suíte nº 3”, de Bach. Na sequência, o Coral Sesiminas apresentará obras de Vivaldi, Mozart, Schubert e do mineiro Marcus Vianna. No encerramento, “Noite Feliz”, de Franz Gruber, e “Hallelujah”, do Oratório “O Messias”, de Haendel.

Homenagem

O grupo de música antiga Musica Figurata também realiza um concerto gratuito, nesta quinta, às 20 horas, no Museu Mineiro (av. João Pinheiro, 342), em homenagem a Gianfranco Zavalloni, artista e educador que faleceu em agosto. No repertório, autores consagrados do barroco como Cavalieri, Bach e Purcell, e peças de Tarquinio Merula, Girolamo Frescobaldi e Attilio Ariosti, compositores da região da Emilia-Romagna, local de origem do homenageado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por