Negociador da Colômbia entrega o cargo após eleitores rejeitarem acordo com Farc

Estadão Conteúdo
03/10/2016 às 15:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:05

(AFP)

O principal negociador da Colômbia, Humberto de la Calle entregou o cargo nesta segunda-feira (3), após a derrota do "sim" no referendo de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). De la Calle foi o principal negociador durante os quatro anos do processo com as Farc, mas não está claro se o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, aceitará a saída dele.

O negociador elogiou os esforços de Santos pela paz e assumiu a responsabilidade pelo fracasso na tentativa de receber o aval popular para os acordos. "Qualquer erro que tenhamos feito é apenas responsabilidade minha", disse o advogado colombiano.

A ratificação popular do acordo de 297 páginas teria encerrado o mais prolongado conflito do hemisfério. As Farc atuam desde os anos 1960 e mais de 220 mil colombianos morreram por causa da violência nesse período.

O resultado da votação representou uma grande derrota para o presidente, que tinha a paz no país como uma de suas principais metas. Fonte: Dow Jones Newswires.Leia mais:
Governo da Colômbia e Farc assinam acordo de paz
ONU diz que 75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria se não houver ajuda
Colombianos decidem neste domingo se aceitam acordo de paz com as Farc

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por