SÃO PAULO (SP) - Um dos automóveis que sempre me chamou atenção pelo conforto e praticidade é o Citroën C4 Picasso. A atual geração da minivan francesa finalmente chega ao Brasil, quase três anos após seu lançamento na Europa e ampliou a percepção de conforto e comodidade a bordo.
O monovolume tem desenho futurista, com faróis bipartidos, molduras em alumínio nas laterais, dentre outras firulas que o destacam na multidão. Com forte apelo familiar, o C4 Picasso conta com bancos independentes para todos os passageiros e reclináveis.
Quem viaja no banco do carona dianteiro ainda conta com comodidade de descanso elétrico para as pernas e massageadores no assento e encosto. Um contrassenso, pois as regulagens de distância, altura e ajuste lombar são manuais.
O painel central totalmente digital permite várias configurações de layout, com direito a papeis de parede com fotos ao gosto do proprietário, e uma segunda tela com as funções de navegação, áudio, telefonia e climatização. Como opcional a marca oferece sistema de espelhamento de smartphone Mirror Streaming, via Wi-Fi, assistente de estacionamento tanto em vagas paralelas, com em 90°, além de câmera 360°.
Motor e câmbio
Para mover o C4 Picasso, a marca optou apenas pela unidade turbo THP 1.6 de 165 cv e transmissão automática de seis marchas, que garantem performance infinitamente melhor que a geração anterior equipada com o cansado 2.0 de 150 cv e caixa de quatro marchas.
Junto com o modelo a marca lançou o aplicativo Link MyCitroën, que permite coletar dados do computador de bordo, assim como recordar onde o automóvel foi estacionado.
Com expectativa de vendas de 800 unidades até o final do ano, a minivan também será oferecida na versão Grand, com sete lugares e com duas versões de acabamento. O C4 Picasso parte de R$ 110.900, na versão Seduction e sobe para R$ 117.900 na Intensive. Já o Grand C4 Picasso custa R$ 120.900 e R$ 127.900. Completos os preços saltam para R$ 140 mil.