SÃO PAULO - O número de mortos pela passagem do tufão Haiyan nas Filipinas já chega a 3.633. Pelo menos 1.179 pessoas seguem desaparecidas. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres. A informação diverge da revelada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na quinta-feira (14), que estimou em 4.460 o número total de óbitos.
A situação dos sobreviventes segue caótica no país. O Bethany Hospital, um dos principais da cidade de Tacloban, está fechado. Fuzileiros navais dos EUA atendem, de forma improvisada, vítimas no aeroporto Daniel Romualdez. O Japão anunciou que vai enviar três navios militares ao país.
Vietnã
Quase 20.000 pessoas foram retiradas de suas casas e pelo menos seis morreram nas inundações da última semana no Vietnã, informaram as autoridades do país.
As inundações foram provocadas pelas fortes chuvas na área que vai da província de Quang Tri até a de Ninh Thuan, segundo o comitê regional de luta contra as catástrofes. Uma tempestade tropical no mar da China após a passagem do tufão Haiyan teria gerado as chuvas.