Nunca desiste

Publicado em 26/01/2018 às 00:34.Atualizado em 03/11/2021 às 00:57.

Mesmo com a ampliação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nove anos e meio para 12 anos e um mês de prisão, a Executiva Nacional do PT disse que vai partir para a guerra contra a medida e reafirmou a candidatura do petista à Presidência da República. Mesmo condenado no TRF-4, Lula só pode se tornar inelegível após registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 15 de agosto. Mas ele já se torna ficha suja pela condenação em segunda instância e poderá ser preso, se for mantido o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal de que, a partir da análise de um colegiado, réus condenados já poderão ser detidos. Lula dependerá de recursos na Justiça para conseguir concorrer.

A condenação de Lula
Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenaram o ex-presidente Lula a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os desembargadores também estabeleceram uma multa no valor total de 1.400 salários mínimos (cerca de R$ 1 milhão) ao petista. A pena de Lula fica assim distribuída em 8 anos e 4 meses por corrupção passiva e 3 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro.
 
Manifestação
Após condenação de Lula, cerca de 50 pessoas se concentraram na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal, com bandeiras, cartazes e confete para celebrar a condenação do ex-presidente Lula. A manifestação foi organizada pelo Bloco Movimento Brasil, que defendeu que juiz tem que ser concursado e não indicado como no ST, senão fica sempre devendo favor. No Conic, outro grupo se concentrou nesta quarta-feira para apoiar o ex-presidente. 
 
Ministério do Trabalho
A novela da indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho tem novo capítulo. Nesta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da União (PGR) se posicionou a favor de que o Supremo Tribunal Federal analise os recursos que contestam a nomeação da deputada federal para o cargo. No parecer entregue ao STF, o vice-procurador do STF, Luciano Maia, destacou que cabe à corte cassar a decisão do STJ, “reconhecendo a competência do STF para processar e julgar o pedido de suspensão de liminar da União”.
 
Dumping
No Norte de Minas, prefeitos se unem para barra a chegada da banana vinda do Equador, que compromete de imediato, mais de 100 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, conforme alerta feito pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por