Obama declara guerra a Assad e diz que está pronto para bombardear a Síria

Hoje em Dia
31/08/2013 às 15:44.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:31

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado (31) que está pronto para uma invasão militar na Síria. Em discurso transmitido pela TV, ele afirmou que há evidências do uso de armas químicas no país e que isso é intolerável.

Obama espera apenas o apoio do Congresso dos EUA para iniciar mais uma guerra. Ele descartou levar o assunto ao Conselho de Segurança da ONU.

O presidente americano ainda ressaltou que tem autoridade para iniciar o ataque sem a aprovação do Congresso, entretanto ele disse que espera ter mais força com o apoio dos parlamentares. Ele também destacou que seu exército está pronto para bombardear a Síria a qualquer momento.

Segundo Obama, mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas por armas químicas na Síria, em ataques feitos pelas forças de Bashar al-Assad.

Opinião Pública

Pesquisa da agência de notícias Reuters mosta que a maioria dos americanos não querem que os EUA façam uma intervenção na Síria. Apenas 20% dos entrevistados é a favor de mais uma guerra. No momento do discurso de Obama, centenas de pessoas protestaram em frente a Casa Branca.

Na França, a situação é semelhante. Pesquisa da BVA divulgada pelo Le Parisien-Aujourd'hui mostra que a maior parte da população (64%) não quer que o país se junte aos EUA em um possível ataque ao regime sírio.

Investigação

Inspetores da ONU colheram amostras na Síria para tentar confirmar o ataque com armas químicas. Os testes serão feitos na Holanda. Eles não informaram se será possível saber onde o armamento foi fabricado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por