Obama desfecha primeiro ataque a Romney em debate

Agência Estado
22/10/2012 às 23:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:27

(Joe Raedle/Getty Images/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desfechou o primeiro ataque no terceiro e último debate das eleições presidenciais na noite desta segunda-feira (22), ao dizer que seu rival Mitt Romney finalmente reconheceu que o maior inimigo dos EUA hoje é a rede terrorista Al-Qaeda, não a Rússia. O debate ocorre em uma universidade em Boca Ratón, perto de Miami.

"Fico feliz que o senhor reconheça, governador Romney, que a maior ameaça hoje à América seja a Al-Qaeda. Há alguns meses, o senhor disse que a maior ameaça era a Rússia", disse Obama. "Você está não apenas errado, mas também confuso", disse Obama.

Segundo ele, se dependesse de Romney, os EUA ainda teriam soldados no Iraque. Obama defendeu a retirada das tropas americanas do Iraque, que ele completou. Romney respondeu dizendo que se referia à Rússia como um "rival geopolítico" e não como um inimigo.

Romney rebate

O candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, afirmou que não quer outro Iraque nem outro Afeganistão. Ele disse que sua estratégia será incentivar os muçulmanos a "rejeitarem o extremismo por conta própria."

Romney afirmou que, após a Primavera Árabe, a situação está deteriorando-se rapidamente no Oriente Médio e que parte disso é culpa da administração do presidente Barack Obama. "Nação após nação, presenciamos uma série de eventos perturbadores", afirmou ele, citando a guerra civil na Síria, o perigo do Irã obter uma arma atômica e a morte do embaixador norte-americano na Líbia, Christopher Stevens, no mês passado.

"Minha estratégia é ir atrás dos caras maus. Mas minha estratégia é também mais ampla", disse o republicano. Ele afirmou que a política de Obama se restringe a matar os líderes terroristas e não promove a democracia no mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por