Obama nomeia embaixadora na Líbia 6 meses após ataque em Benghazi

AFP
13/03/2013 às 21:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:52

WASHINGTON - O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira (13) sua decisão de nomear a diplomata de carreira Deborah Jones para o cargo de embaixadora da Líbia, seis meses após a morte do chefe da missão americana neste país em um ataque ao consulado de Benghazi (leste).

Jones, cuja nomeação deverá ser confirmada por um Senado controlado pelos republicanos, era até agora membro do grupo de análises de Washington Middle East Institute, depois de ter sido embaixadora no Kuwait entre 2008 e 2011.

Em 31 anos de carreira no Departamento de Estado, Jones foi enviada ao Oriente Médio: Síria, Emirados Árabes Unidos e Turquia. Também foi diretora do escritório para os assuntos da Península Arábica de 2002 a 2004.

Se receber a aprovação da câmara alta, Jones sucederá Christopher Stevens, assassinado no dia 11 de setembro de 2012 em um ataque ao complexo diplomático em Benghazi junto a outros três agentes americanos.

Este atentado desencadeou uma tempestade política nos Estados Unidos, impulsionada pela oposição republicana contra o governo de Obama, então em plena campanha para sua reeleição. O Departamento de Estado reconheceu depois suas falhas em matéria de segurança em Benghazi.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por