Obama toma posse de seu segundo mandato em cerimônia privada

AFP
20/01/2013 às 16:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:49

(Brendan SMIALOWSKI/POOL/AFP)

WASHINGTON - Neste domingo (20), Barack Obama fez o juramento para tomar posse de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O ato foi realizado em uma breve e privada cerimônia na Casa Branca, um dia antes das celebrações públicas em Washington.

"Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos, e que farei tudo em meu poder para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse Obama, diante do juiz da Suprema Corte, John Roberts.

A cerimônia foi televisonada direto do Salão Azul da residência presidencial. Participaram do evento poucas pessoas, entre elas a família de Obama e alguns jornalistas. O ato durou menos de um minuto.

O presidente fez o juramento com sua mão esquerda sobre a Bíblia da família de sua esposa Michelle, que segurava o livro. Após a cerimônia, Obama abraçou sua esposa e suas duas filhas Malia, de 14 anos, e Sasha, de 11, antes de declarar "eu fiz isso".

Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, cumpriu assim o que determina a Constituição do país, que estabelece que os mandatos presidenciais começam no primeiro dia 20 de janeiro ao meio-dia posterior às eleições, mas voltará a jurar na segunda-feira diante de milhares de pessoas em frente ao Capitólio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por