Operação prende 59 PMs e troca comandande no Rio

PortalHD (*)
04/12/2012 às 10:29.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:02

(Estefan Radovicz/Estadão Conteúdo)

Rio de Janeiro - Cinquenta e nove policiais militares lotados no 15º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Rio foram presos nesta terça-feira (4), acusados de receber propinas de traficantes para coibir atividades criminosas em 13 comunidades do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Durante a ação, até o comandante do batalhão,  tenente-coronel Claudio Lucas Lima, foi substituído por Maurício Faria da Silva. Quem informou foi o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, comandante geral da PM, durante uma coletiva no Quartel General da corporação, no Centro do Rio.

A ação, batizada de Operação Purificação, prendeu ainda 11 suspeitos de tráfico de drogas. Ao todo, devem ser cumpridos 65 mandados de prisão e outros 112 de buscas e apreensão contra agentes de nove batalhões da Baixada Fluminense e de outras cidades do Estado do Rio.

As investigações, feitas em conjunto pela Polícia Federal e pela Secretaria Estadual de Segurança, tiveram início em abril deste ano, quando o órgão estadual constatou o aumento do índice de criminalidade em Duque de Caxias. Segundo as investigações, os policiais recebiam cerca de R$ 2,5 mil, cada vez que fizessem plantão em uma das comunidades do município.

Os acusados foram levados para o Presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio, e irão responder pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva e extorsão mediante sequestro.

Todos os presos serão conduzidos para o Quartel Geral da Polícia Militar, no centro do Rio.
(*) Com agências de notíciais   Atualizada às 13h50

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por