Trilhas

Publicado em 25/06/2021 às 18:35.Atualizado em 05/12/2021 às 05:16.

Eu sempre fui curioso e, para cada coisa que aprendia, sempre pensei em como usar aquilo na vida, no dia a dia. Meu caminho na direção da sala de aula, como professor, começou assim, num misto de entusiasmo com os mestres que tive e que se preocupavam com o uso prático da aprendizagem e a minha revolta com aqueles que fazem da escola um lugar de repetição inútil de conceitos sem relação com a realidade.

Eu sempre quis despertar nos alunos aquele lado da criança que, ao sair da aula, em que viu um cubo mal desenhado no quadro para explicar o cálculo de volume, olha para a caixa d’água da escola e se pergunta: quantos litros de água cabem ali?

O último estágio desse processo de aprendizagem direcionada para a prática está no ensino profissionalizante. A conjunção das condições de sala de aula, em termos de tempo, idade e currículo, com a oportunidade de se aprender um ofício, um trabalho.

O Novo Ensino Médio, que começa a ser implantado no Brasil após as reformas nacionais na regulação, traz essa tônica e com empolgação eu assisti, nos últimos dias, um passo fenomenal sendo dado em Minas Gerais, com o lançamento de um primeiro edital para oferta de 40 mil vagas gratuitas para estudantes da rede pública estadual, em 78 cursos diferentes, que serão oferecidos em 425 municípios mineiros através da iniciativa Trilhas do Futuro.

Vão ser mais de R$ 50 milhões de investimento, apenas para esse ano, com a perspectiva de ampliação robusta de vagas para os próximos anos, com recursos garantidos pelo Governo de Minas. E, ao invés de obras, compra de computadores, montagem de oficinas, que demorariam para começar a operar e logo estariam sucateadas, o Governo chamou as entidades que já possuem cursos técnicos profissionalizantes, como Senai e Senac, além de inúmeras outras entidades, para comprar deles essas vagas, que serão ofertadas aos alunos mineiros.

O projeto está apenas começando, mas isso vai permitir que milhares de alunos se preparem para a vida, para o mercado de trabalho e para uma sociedade que não admite mais a escola apenas como um espaço de conceitos.

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