Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

A Semana Maior

Publicado em 11/04/2022 às 06:00.

No Brasil, para muitas pessoas, estamos em uma semana qualquer com um feriado na sexta-feira e muitos já planejam o seu momento de descanso seja com a família, sozinho, com os amigos, em casa, no sítio, na fazenda ou em alguma viagem pensada e programada com muita antecedência. Mas não! Não estamos em uma semana comum.

A Igreja Católica celebra, no mundo inteiro, a Semana Santa que começou ontem com o Domingo de Ramos e termina no próximo domingo: com a Páscoa. E o que isso significa? É o momento em que todos nós, que somos católicos, podemos nos unir a Jesus Cristo para vivenciarmos a Sua Paixão, a Sua Morte e a Sua Ressurreição. Jesus veio ao mundo para nos salvar e a nossa salvação precisou passar pela Cruz, porém não parou por ali e veio a Ressurreição.

Essa semana é o ápice da doutrina católica e por isso a chamamos de Semana Maior, são os dias mais importantes do ano litúrgico. As procissões de fiéis e a arte dos tapetes devocionais se tornaram uma tradição cultural que marca as celebrações da Semana Santa em Minas Gerais.

Por se tratar de um período especial, cada dia da semana tem uma reflexão, mas vou destacar alguns, a começar pelo Domingo de Ramos, que marca a abertura dos ritos da Paixão de Cristo na Igreja em todo o mundo. Os fiéis participam de procissões e missas levando folhas de palmeira, fazendo referência à narração bíblica em que Jesus, após ressuscitar Lázaro, foi recebido, de modo triunfante, por grande multidão em Jerusalém.

Na Quinta-feira Santa, inicia-se o Tríduo Pascal com a celebração da tradicional missa do lava-pés que recorda a última ceia do Senhor com os seus discípulos. Nessa celebração temos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Na Sexta-feira Santa, em muitas paróquias é comum a apresentação da via-sacra, no período da manhã, para nos auxiliar em nossa meditação sobre o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. À tarde, às 15h, toda a Igreja celebra a veneração da Santa Cruz por se tratar do horário em que Jesus morreu. Este dia é marcado pelo jejum, abstinência de carne e muita oração.

No Sábado Santo, Jesus está na mansão dos mortos e a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, deve ser um dia de silêncio até o início da Vigília Pascal.

Jesus ressuscita para nos dar a vida eterna e Ele está presente no Círio Pascal: a luz de Cristo. Finalmente, no Domingo de Páscoa, que significa a passagem da escravidão para a liberdade, vivemos a alegria do Ressuscitado que passou pela Cruz e podemos dizer: Cristo ressuscitou, aleluia! Sim, verdadeiramente ressuscitou, aleluia! Da cruz vem a força que vence o ódio, as guerras e a maldade do mundo, assim devemos crer! Viva bem a Semana Maior da Igreja.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por