Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

É tempo de mudança

Publicado em 20/02/2023 às 06:00.

Acredito que a vida se torna mais leve quando bem equilibrada num tripé formado pela família, trabalho e espiritualidade. Estar em harmonia com a nossa família - e neste caso, podem ser pessoas além de laços sanguíneos -; pois significa ter um porto seguro, um amparo, uma palavra de conforto, uma ou algumas mãos estendidas quando precisamos de apoio e orientação. Já o nosso trabalho, profissão ou ocupação, vai além de nos sustentar e oferecer remuneração. Nos dedicarmos a um ofício nos dignifica, nos preenche, nos faz servir ao outro e à sociedade. Alimentar a vida espiritual nos fortalece para buscarmos o restante. Uma espiritualidade fortalecida não nos livra de problemas ou tristezas, mas nos ajuda a lidar com as dificuldades com sabedoria para encontrar soluções.

Ao apresentar este tripé, particularmente, listo a espiritualidade como o mais importante dos três. Quando a nossa fé está forte temos mais ânimo, esperança e coragem. E estamos próximos de um período muito propício para cuidarmos da nossa vida espiritual. Na próxima quarta-feira, iniciamos na Igreja Católica a Quaresma, que é marcada pela missa com a imposição de cinzas. Durante a celebração, os fiéis recebem uma cruz feita com cinzas na testa, simbolizando o arrependimento, a humildade e nos faz lembrar que do pó viemos e ao pó retornaremos.

A Quaresma é um período de preparação espiritual para a Páscoa e os fiéis são convidados a fazer penitência, jejum, oração e caridade durante 40 dias. A igreja recomenda a penitência como uma forma de nos voltarmos para Deus, propondo a renovação espiritual e mudança de hábitos. O jejum pode ser de abstinência parcial ou total de alimentos, em determinado período de tempo.

Se dedicar à oração é uma forma de crescer na fé e se conectar com Deus. Fazer pelo menos 15 minutos de silêncio e meditar os 10 mandamentos todos os dias, se comunicar com Deus para pedir ajuda, agradecer ou pedir perdão. Além de praticar a caridade e a compaixão, ajudando aqueles que precisam, seja visitando um enfermo ou contribuindo com obras de caridade.

A bíblia nos ensina que “se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia” (Isaías 58:10). Que saibamos aproveitar o período quaresmal para a busca de uma vida espiritual mais significativa e conexão mais profunda com Deus.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por