Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Liberdade para uma cultura próspera

Publicado em 02/05/2022 às 06:00.

Do latim, os dizeres da bandeira de Minas Gerais, Libertas quæ sera tamen (liberdade ainda que tardia) não poderiam representar melhor a essência de Minas Gerais. Para fazer jus à liberdade cultural do nosso país é que se pensou a “Via Liberdade”, que tem como objetivo fomentar o turismo como um todo no Brasil, incluindo Minas Gerais, que tem um papel de relevância no cenário cultural e turístico do país.

No dia 6 de abril foi o lançamento oficial da “Via Liberdade”, maior rota turística e cultural do Brasil. Integram a rota os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e o Distrito Federal. O evento contou com a presença do nosso governador Romeu Zema, os Dragões da Inconfidência da Polícia Militar de Minas Gerais e da Cavalhada da cidade de Mateus, entre outras autoridades. 

Segundo dados do IBGE, Minas cresceu, no setor turístico, o dobro da média nacional, e não é para menos! Minas segue se mostrando um compêndio cultural em vários aspectos, entregando resultados surpreendentes no que diz respeito aos setores gastronômicos, culturais, artísticos e turísticos no geral. Daí vem a importância da sua participação nessa rota que visa gerar alternativas de crescimento sustentável baseado na geração de emprego e renda, além de contar nossas histórias, reafirmando quem somos a nós mesmos e ao mundo. A ideia é que os reflexos sejam o desenvolvimento territorial e econômico das regiões contempladas.

Minas oficializou sua participação na “Via Liberdade” com a abertura da exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil!”, marcada pela chegada das partituras originais dos hinos: Nacional, Bandeira e Independência que saíram do Arquivo Público Mineiro que foram entregues ao oficial da PM vestido de Alferes. Na sequência as autoridades iniciaram a solenidade de assinatura do Decreto da Via Liberdade, momento em que os hinos foram apresentados pela banda da Polícia Militar.

Enquanto parlamentar e cidadão apaixonado pelas belezas de Minas, que enchem os olhos e a alma, é que tive a honra de participar desse evento tão importante não apenas para o nosso estado, mas para todo o Brasil.

Resgatar a nossa memória é entender nossa arte, nossa culinária, nosso turismo e sobretudo nossa cultura. Ter consciência da nossa história nos torna melhores no agora, no presente. Assim aumentamos nosso potencial e nosso poder de transformação para crescermos cada vez mais no cenário da cultura brasileira e mundial. Agregando assim mais valor a Minas e valorizando cada vez mais a cultura do nosso estimado país.

Libertas quæ sera tamen, e liberdade para a cultura prosperar também.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por