Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Tempo de oração, renúncia e caridade

Publicado em 07/03/2022 às 06:00.

Estamos vivendo o tempo quaresmal, data muito especial na Igreja Católica. Trata-se de um tempo litúrgico, no qual a Igreja se prepara para celebrar o mistério mais importante da fé cristã que é a Páscoa: a ressurreição de Jesus. E este período se encerra no Domingo de Ramos, que é o início da Semana Santa.

O nome deste tempo litúrgico indica a sua duração e faz referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua missão pública. Somos convidados a fazermos o mesmo para vivenciar a Páscoa. Se queremos seguir Cristo precisamos seguir o Cristo sofredor. O Messias da rejeição, da humilhação e do sofrimento. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Mt 16,21-27). É preciso abraçar a vontade de Deus, negando a nossa própria vontade. Por isso a Quaresma é um tempo de penitência interior com jejum, caridade e oração para fortalecer a nossa fé.

A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança, mas a nossa oração e a nossa caridade não devem ser feitas para chamar atenção sobre nós mesmos, mas sim focadas no bem, para a prática da bondade genuína, sem vaidade. Importante observar que além de nos voltarmos para ajudar o próximo, este é um tempo para a autorreflexão. Avaliar a nossa vida, nossas escolhas e comportamentos. Antes de ajudar o outro, precisamos cuidar de nós mesmos. O jejum proposto pelo tempo quaresmal não se limita apenas à privação de alimentos, o jejum se estende a outros comportamentos ou vícios que podemos nos propor a diminuir ou pôr fim, como por exemplo o vício em redes sociais, murmurações e abandonar excessos. O aperfeiçoamento nos exige renúncias e sacrifícios.

A oração é o cultivo da amizade com Deus. Neste tempo de Quaresma, todo o cristão é convidado a estreitar o relacionamento com Deus. Aproveito para deixar o convite para acompanhar o programa semanal Milagres da Vida, transmitido toda terça-feira, às 7h30 pela Rádio América, frequência AM 750. Um programa sobre fé, superação e testemunhos de milagres que conta com a participação dos padres Gilson de Oliveira Filho, Adelzire Moraes, Fernando de Mello e Márcio Pacheco. O Milagres da Vida é feito em parceria com o público apresentando histórias de milagres enviadas pelos ouvintes. Basta enviar um áudio com até dois minutos de duração, para o WhatsApp (31) 9 9445-2777. Também é possível acompanhar o programa pelo aplicativo da Rede Catedral, disponível para os sistemas Android e iOS.

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022 faz referência a São Paulo e convida os fiéis: “não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido” (Gal 6, 9-10a). Uma mensagem de perseverança para aproveitarmos bem o tempo da Quaresma e toda a nossa caminhada de fé.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por