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American Airlines ganha velocidade e aumenta confiabilidade ao ter dados em tempo real na nuvem

Publicado em 02/06/2023 às 06:00.

A American Airlines migrou os dados anonimizados de clientes em tempo real de um antigo datacenter local para a nuvem com o apoio do Microsoft Azure SQL Managed Instance. O complexo processo se desenrolou em várias fases para transferir as informações e as aplicações da companhia para a nuvem, resultando em maior flexibilidade, manutenção automatizada e alinhamento com as metas de transformação da companhia aérea, que contribuíram para que a empresa pudesse implantar soluções para os clientes mais rapidamente.

“A solução foi a única que atendeu a todos os nossos requisitos. Tínhamos 10 terabytes de dados, uma carga massiva de transações e a necessidade de replicação geográfica para dar suporte a uma arquitetura de espera ativa”, explica Jayanta Saha, Arquiteto Principal de Dados da AA.

Decolando com os serviços de nuvem do Azure

Quando os clientes de uma companhia área recebem notificações, como mudança de portão de embarque, lembretes de check-in ou mudança de assento, não imaginam toda a tecnologia por trás e o esforço da equipe que fornece os detalhes mais atualizados aos seus dispositivos.

Para acompanhar mais de 16 milhões de mensagens em tempo real e 17,4 milhões de chamadas de serviço por dia – cerca de 32.000 transações de banco de dados por segundo – o Customer Hub da American Airlines migrou para o Microsoft Azure SQL Managed Instance em várias regiões para fornecer redundância, ou seja, garantir medidas adicionais como backup em caso de falha no sistema principal, minimizar o tempo de inatividade e adequar-se à cultura de modernização da companhia.

“Usamos nosso hub baseado no Azure para várias finalidades, como notificações de clientes, decisões de voo em tempo real, reembolsos automatizados para algumas transações auxiliares e acúmulo de milhagem de passageiro frequente”, diz Melissa Blankenbaker, gerente de entrega técnica da American Airlines. “Também fornecemos recursos para algumas atividades de autoatendimento do cliente por meio do nosso site”, completa.
 
A única rota possível

Quando a jornada de modernização começou, em dezembro de 2021, a equipe do Customer Hub explorou várias soluções de banco de dados no Azure antes de decidir que a Azure SQL Managed Instance poderia fornecer o que a companhia aérea precisava. O gerente sênior do Customer Hub da American Airlines, Minh Duong, diz que: “basicamente, a solução era o único armazenamento de dados que poderia armazenar todas as nossas informações e processar o número de transações que temos”.
A equipe começou a prototipar com a camada de uso geral da instância gerenciada SQL do Azure, mas logo percebeu que a parte crítica para os negócios tinha os recursos adicionais de que a companhia aérea precisava, incluindo replicação geográfica. Com isso, a Microsoft atualizou o SQL Managed Instance Business Critical com armazenamento adicional para fornecer todos os recursos necessários em um único produto.

Abordagem compartimentada

O banco de dados em si – além de seu tamanho e do volume de transações que suporta – é relacional e usa alguns parâmetros para ajudar a garantir a integridade das informações e reduzir a duplicação. “É um sistema muito complexo”, diz Saha. A equipe passou os primeiros seis meses desenvolvendo e refinando uma prova de conceito, seguida de avaliação e teste do produto.

Um parceiro fornecedor ajudou, validando seu plano de arquitetura do Azure, otimizando os principais casos de uso, desenvolvendo uma cartilha para tipos específicos de aplicativos para reduzir a duplicação de esforços e fornecendo conhecimento para acelerar a migração.

Para garantir uma transferência final tranquila, a equipe usou um plano de migração em fases para fornecer redundância e confirmar a funcionalidade por meio de testes cuidadosos, incluindo muitos ciclos de comparação de dados complexos entre os bancos antigos e novos usando a ferramenta Database Compare da Microsoft.

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