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Black Friday: 5 tecnologias para impulsionar as vendas na data

Publicado em 11/11/2022 às 06:00.

Com expectativa de superar as vendas do ano passado, os varejistas devem apostar em tecnologia para aproveitar ainda mais a Black Friday de 2022. Estratégias como a venda em multicanais e foco na experiência centralizada no  consumidor são otimizadas com a automação de processos. Independente do canal, lojistas se preocupam em usar soluções para melhorar e baixar o custo do frete, garantir a segurança nas operações, evitar a ruptura de estoque e garantir a fidelização de novos clientes. 

Para especialistas, a Black Friday pode ser estratégica. Só no comércio eletrônico, a data  deve movimentar R$ 6,05 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um aumento de 3,5% em relação a 2021. A expectativa para a Black Friday vem da recuperação do varejo após o auge da pandemia: segundo levantamento da consultoria GfK, 90% declaram que irão comprar na edição 2022, um aumento de 3 pontos percentuais em relação à edição do ano passado. 

Agilidade no pagamento favorece o e-commerce
Um dos pontos que pode favorecer ainda mais as compras digitais durante a Black Friday é o Iniciador de Transação de Pagamentos, que permite uma jornada mais rápida e sem fricção para pagar no e-commerce com PIX. Na prática, isso significa que o consumidor não precisa sair da página onde está comprando para abrir o aplicativo do banco quando escolhe o PIX. Adriane Rêgo, diretora de Negócios da RTM, principal hub integrador do mercado financeiro no país, salienta que, como a Black Friday é muito intensa em volume, qualquer aceleração do processo permite concluir mais transações. “Sem ITP, a pessoa tem que pausar a jornada no e-commerce, ir pro app do banco, enviar o PIX e voltar pra compra pra concluir. Com ITP ela faz tudo sem sair do app ou site de e-commerce.”

Para que as instituições financeiras possam aderir, é preciso que cumpram com algumas exigências do Banco Central. Depois disso, precisam buscar soluções tecnológicas adequadas. A RTM oferece a plataforma Data Pull Open Finance, em parceria com a Lina Infratech, que possibilita o consumo e gestão inteligente dos dados pelas instituições participantes do Open Finance, com as certificações necessárias para esta operação. Uma das funcionalidades do Data Pull permite às instituições atuarem como ITP e se beneficiarem desta modalidade. O ITP, basicamente, permite que uma Instituição A inicie um processo de pagamento sobre uma conta vinculada à Instituição B. Isso de forma segura e alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados. Hoje, a solução está focada nos pagamentos por PIX, mas deve englobar também boleto bancário e TED no futuro. 

Ferramenta auxilia no atendimento omnicanal
Apesar do aumento registrado nas vendas online, as lojas físicas continuam impulsionando a receita das empresas. Uma pesquisa realizada pela Forrester prevê que 72% das compras no varejo dos EUA ainda ocorrerão em lojas físicas em 2024. Em uma data como a Black Friday, estar preparado para oferecer a melhor experiência de compra, independentemente do canal que o consumidor escolher, é o principal desafio.

Com a tecnologia para atendimento omnicanal da Manhattan Associates é possível ter uma visão completa dos consumidores, do histórico e das transações – independentemente do canal – com recursos de gerenciamento de casos, monitoramento de redes sociais e comunicação. O Manhattan Active Omni é um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento, engajamento do cliente e ponto de venda. “Oferecer uma boa experiência para o cliente requer uma abordagem totalmente interligada entre a loja física, online e aplicativo, com opções de atendimento que vão desde a coleta até a entrega em domicílio no mesmo dia”, explica Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates.

Black Friday como estratégia de fidelização
Lojas que vendem online em qualquer setor têm uma oportunidade em datas comemorativas, como a Black Friday. Ao invés de só impulsionar para aumentar as vendas na data, um marketing inteligente pode estruturar estratégias para a fidelização.

"Empresas com pouca estrutura para marketing podem investir na automação, o que dá mais autonomia aos gestores para focar nos objetivos com análise de dados. O maior benefício é o retorno de clientes, cuja taxa pode aumentar até 30% dentro de um mês. Essa estratégia traz mais estabilidade para o negócio", explica Pedro Paranhos, gerente de marketing na edrone no Brasil, especialista em gestão de negócios internacionais e dono de e-commerce.

Ele sugere ainda priorizar ferramentas para recuperação de carrinhos abandonados e ter mais chances de conversão. "Entenda que a primeira compra é importante para fidelizar. Clientes podem chegar até a sua loja pela promoção, mas têm potencial de voltar. A experiência deve ser otimizada com sites responsivos, que se adaptam ao perfil do usuário e com check-out seguro", indica Paranhos. A edrone é uma startup polonesa com atuação no Brasil  que desenvolve uma plataforma de automação de marketing e CRM especializadas em e-commerce. 

Solução que reduz ruptura e aumenta vendas do varejo físico
A ruptura é um dos grandes desafios enfrentados pelo varejo, especialmente em períodos como o de Black Friday. Resolver esta questão pode gerar um incremento importante nas vendas. Isso porque, quando a pessoa compradora não encontra o produto na prateleira, ela tende a procurá-lo em outra loja ou substituí-lo por outra marca, prejudicando o varejista. A inteligência artificial é uma grande aliada para garantir que os itens estejam disponíveis na prateleira, assegurando a satisfação de quem vai às compras.

Um exemplo dessa tecnologia é o Involves Doors, ferramenta desenvolvida pela retail tech Involves, que usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU. O software dispara alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível. O Head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos. “Temos casos como o do Althoff Supermercados que recuperou mais de R$ 115 mil em vendas em três meses usando a solução”, conta.

Plataforma de gestão facilita compras conjuntas e negociações
A Plataforma de Gestão da Área Central, especializada em soluções voltadas para redes associativas, centrais de negócios, franquias e cooperativas, ajuda os grupos de empresas a entenderem o comportamento de compra de todo um grupo de consumidores e usar essas informações para conseguir as melhores negociações com os melhores fornecedores, impactando na preparação de eventos como a Black Friday. Ao todo, são 212 redes associativas, com mais de 15 mil empresas e 30 mil usuários ativos na plataforma de gestão.

Para as redes de negócios (com diversas lojas), que possuem um mix de produtos grande, como é o caso de muitas empresas do varejo, o uso de uma tecnologia que automatiza a captura e organização de informações, permite analisar todos os produtos que todas as empresas do grupo negociam. Isso torna fácil o entendimento de quais produtos eles podem negociar e com quem eles podem negociar, para apostar no aumento de volume de compra pensando em aproveitar o volume de demanda da Black Friday.

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