Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a crise econômica e a opção por espaços corporativos mais enxutos, o modelo híbrido de trabalho se tornou uma realidade na rotina de muitas corporações e startups. O modelo, que já era uma tendência na Europa antes da pandemia, agora se consolida no mundo todo, voltando o olhar das marcas para o desempenho e resultados, além das soft skills.
Segundo pesquisa global realizada pela empresa de consultoria Accenture em 2021, dos 512 brasileiros ouvidos, 60% disseram que a estrutura da equipe mudou ou iria mudar para se adaptar aos novos modelos de trabalho. Uma outra pesquisa, da BMI, destaca que 80% das 56 empresas entrevistadas apontaram que o modelo híbrido seria adotado em seus escritórios, principalmente pelo aumento da produtividade em 66,1% após o início do home office.
Com a crise econômica decorrente da pandemia, as empresas também precisaram se adaptar e reavaliar seus investimentos e espaços de trabalho. Muitas migraram para escritórios menores, ou então para espaços de coworking, buscando diminuição de custos com internet, luz, água e, principalmente, locação, já que uma grande parte das equipes passou a frequentar menos os escritórios convencionais. Nesse cenário, um dos coworkings que cresceu, justamente por atender a demanda, é o Club Coworking, empresa paulistana que passou a atender 60% mais clientes entre agosto e dezembro de 2021. “Nosso leque de serviços é pensado para se encaixar da melhor forma no modelo híbrido. Todos os nossos diferenciais elevaram nossa taxa de retenção de clientes para 85% no último ano, sendo hoje a melhor do mercado”, comemora a diretora de novas operações do Club, Patrícia Coelho.
A rede de escritórios físicos e virtuais ainda oferece planos flexíveis, mesas de trabalho rotativas, salas de reunião e auditório, salas privativas, além de ser uma das únicas redes de coworking que não cobra fee por pessoa. Ou seja, é possível contratar um número menor de estações para ser utilizado pelo total dos colaboradores da empresa, de maneira rotativa e sem pagar a mais por isto.
Outra vantagem é a possibilidade de fechar contratos por períodos curtos, sem burocracia ou pegadinhas na hora da renovação ou cancelamento. Os mais de 1800 clientes Club Coworking ainda podem trabalhar de qualquer uma das duas unidades localizadas na Avenida Paulista e na Faria Lima, grandes polos empresariais da cidade de São Paulo.
Para além das vantagens da infraestrutura física, o Club Coworking também oferece planos de escritórios virtuais, com endereço comercial e fiscal, atendimento personalizado trilíngue, administração da correspondência e número exclusivo de telefone para contato.
Segundo dados do Censo Ancev (Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais) 2021, realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria com 206 correspondentes identificados em meio a um universo de 1.647 coworkings localizados nas 100 maiores cidades do Brasil, também identificou uma tendência crescente de empresas que optaram pela mudança para os coworkings. “Quase 30% afirmaram que pelo menos metade dos seus clientes, antigos ou novos, adotaram o formato híbrido de trabalho, gerando um lucro de até R$ 5 milhões em 2020 para 99,4% das empresas”, ressalta a diretora da Ancev, Mari Gradilone.
Fundado em 2018, o Club Coworking é uma empresa nacional de escritórios compartilhados que tem como grande diferencial o atendimento humanizado de seus clientes e um trabalho ativo de conexão e network entre as empresas ali alocadas. Com dois endereços em importantes polos de negócios na capital paulista (Avenida Paulista e Avenida Faria Lima), a empresa oferece serviços para uma rede de mais de 4.000 clientes que buscam dinamismo, eficiência e modernidade em seus ambientes profissionais.
Parte do Grupo Virtual Office, presente há mais de 26 anos no segmento, o Club Coworking traz no DNA a excelência em atendimento e ambiente familiar do grupo, além de estar atento às demandas do mercado e dos novos empresários, que vão de startups de tecnologia até empresas de investimento preocupadas em se estabelecer em pontos comerciais de destaque e ampliar networking.
Quer saber tudo sobre Inovação? Instagram: @tempodeinovacao