Com 20 lojas instaladas em condomínios de Campinas e região, o Enxuto já era uma referência em praticidade e conveniência, porém, agora, o conceito é levado a um nível mais elevado para o shopper. Desde 10 de dezembro, os moradores do condomínio Okinawa, em Paulínia, no interior de São Paulo, podem fazer suas compras na loja Enxuto Aqui via WhatsApp e quem faz a entrega dos produtos é um simpático carrinho robô.
Com capacidade para carregar até 35 kg, o carrinho circula pelo condômino a uma velocidade de até 6 km/h e se guia por sensores que reconhecem o caminho e os endereços graças a um mapeamento prévio do condomínio. O carrinho é monitorado em tempo real pela empresa MyView e os sensores são programados para parar o carrinho em caso de obstáculos, inclusive os com movimento, como animais, pessoal e carros, por exemplo.
Para utilizar a comodidade, o morador fará o pedido via Enxuto Drive ou pelo Whatsapp da loja Enxuto Aqui do condomínio e um funcionário da unidade será o responsável por separar, embalar e carregar o carrinho. O cliente é avisado previamente sobre o tempo de chegada do carrinho via WhatsApp e os produtos gelados e congelados serão acondicionados em pequenas caixas de isopor dentro do carrinho. Nestas primeiras semanas, a porta do carrinho poderá ser aberta através de uma chave que irá junto do robô, mas previsão com a evolução do projeto é que o cliente possa abrir o carrinho através de uma senha que receberá no ato da compra.
Escolhido para inaugurar o projeto dado a sua extensão, o Condomínio Okinawa possui 700 casas e é o maior atendido pelo Enxuto até então. De acordo com Letícia Guilhermino, diretora de marketing, a previsão é de que nos próximos meses, após finalizados os testes, os carrinhos robôs sejam instalados em mais dez condomínios atendidos pelas lojas Enxuto Aqui.
Parceira do Enxuto nesse lançamento, a Unilever é a primeira indústria a apoiar o projeto e é quem dá a cara para o carrinho robô que circula pelo Condômino Okinawa.
Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro.
A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo.
No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.
Quer saber mais sobre tecnologia? Acesse o Instagram.