Tempo de InovaçãoTudo sobre o universo das startups, empreendedorismo e ecossistema inovador.

Inovação na alfabetização ambiental

Publicado em 01/06/2023 às 06:00.

Uma educação de excelência precisa integrar a relação com a terra, com a natureza. E, não, isso não é papo de ‘bicho-grilo’ amante da natureza. Isso é assunto sério para pais, gestores e professores que tenham como objetivo que seus filhos e alunos sejam bem-sucedidos neste mundo.

"Na nossa escola, a Casa Fundamental, a gente implementou uma agrofloresta: um sistema agroflorestal que contempla árvores frutíferas, árvores do cerrado e horta. As crianças e os adolescentes frequentam esse ambiente todos os dias: plantam, colhem, comem o que colhem e fazem diversas pesquisas e estudos nessa sala de aula perfeita que é a floresta" conta Maria Carolina Mariano, diretora de inovação da escola. 

Eles estudam desde práticas de cultivo a equilíbrio dinâmico e ciclos biológicos, passando por design e tecnologia, como a computação natural.

Habilidades como criatividade, colaboração, trabalho em equipe, capacidade de antever situações indesejadas, resiliência, resolver problemas complexos, todas essas que já são exigidas, hoje, no mercado de trabalho, são conquistadas em uma agrofloresta.

Transtorno do Déficit de Natureza

Transtorno do Déficit de Natureza é um termo criado pelo jornalista Richard Louv, especialista na relação da infância e natureza e autor do livro referência na área "A última criança na natureza".

"O transtorno do déficit de natureza não é um cid, é um artifício linguístico criado por Louv para chamar nossa atenção para as consequências graves tanto para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo das nossas crianças, quando são privadas do convívio direto com ambientes naturais" explica Maria Carolina Mariano. "
Em tempo, no próximo sábado (03/06), a Casa Fundamental promove o curso Escola e Natureza: ações e reflexões para ampliar esta relação. Ele é voltado para educadores de educação formal e não formal, gestores educacionais e demais interessados no tema.

Quem ministra é Ana Carol Thomé, Pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Professora da Rede Pública, atuou na Educação Infantil, na Educação Inclusiva e na Formação de Professores. Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural, desde 2013. Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido, e pesquisa iniciativas que relacionam Educação e Natureza pelo mundo. Participou do documentário O começo da vida 2: Lá fora. Estuda a cultura da infância, desenvolvimento infantil, e processos de aprendizagem pela experiência. Numa ação colaborativa com o Movimento Literário, criou o Clube de Leitura Biblioteca da Floresta.

Curso: Escola e Natureza: ações e reflexões para ampliar esta relação

O que acontece quando criança e natureza crescem juntas? É possível existir uma relação entre criança e natureza na escola? Como fazer? Para pensar nestas questões, nosso encontro foi desenhado com diferentes momentos: vivências e rodas de conversa. Não é preciso apenas falar e refletir sobre criança e natureza, mas também experimentar, sentir e viver.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por