Já imaginou transformar um PC usado em uma máquina de última geração sem precisar gastar com um upgrade de memória RAM, CPU ou GPU? Essa é a novidade da Noar, startup recém-criada que oferece esse tipo de serviço único no mercado.
“O que oferecemos é um serviço em nuvem que permite ao usuário jogar ou trabalhar em um supercomputador, a partir de uma máquina limitada, e usufruir de uma internet que pode chegar a 5 Gbps, independentemente da velocidade de conexão. É uma revolução. Foram cerca de três anos de testes para chegar à tecnologia ideal”, explica João Casagrande, sócio e fundador da Noar.
O serviço funciona por meio de uma plataforma de streaming de baixa latência, que oferece extrema qualidade, sem travamento. Por estar em um data center, a conexão da internet na nuvem pode chegar à velocidade de até 5 Gbps, mesmo que acessada por um PC conectado a 50 Mbps. O sistema é multiplataforma e compatível com uma grande variedade de dispositivos de computador e celular, como Windows, MacOS, Linux e Android.
A Noar oferece diferentes tipos de planos para os usuários, que podem optar por horas avulsas ou por um pacote pré-definido onde o usuário tem descontos a partir de um maior volume de horas compradas. Além disso, segundo Casagrande “A Noar já está com planos para o lançamento de um pacote business que possibilita às empresas disponibilizar máquinas para seus funcionários. Assim, trabalhos que exigem computadores de alto desempenho para edição de vídeo, renderização em 3D entre outros, poderão ser realizados pelos colaboradores com mais agilidade e fluidez.”.
A solução da Noar também é ideal para quem trabalha com imagem. O Adobe Photoshop, por exemplo, pode ser encontrado pré-instalado em uma das máquinas virtuais. Neste caso, o usuário precisa apenas logar no software para utilizá-lo. Um ponto importante é que ao desenvolver um trabalho o arquivo final deve ser exportado e armazenado em uma nuvem, uma vez que nada fica salvo na supermáquina, após o logoff.
Além de ser a solução para quem precisa trabalhar remotamente com uma super qualidade de computador e internet, as máquinas virtuais estão disponíveis para os fãs de games, já que os mais populares exigem configurações avançadas em um PC, como GTA V, CS:GO, COD, Fortnite, entre outros.
“Estamos em constante melhoria e para isso o feedback dos usuários vai ser fundamental. Falando em usuários, estamos com uma estimativa ambiciosa. Até o final do ano queremos chegar aos 25 mil cadastrados e em nove meses a previsão é de um milhão e meio”, completa Casagrande.