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Startup mineira considerada a 'Uber das pesquisas', Price Survey cresce 200% e busca consolidação

Publicado em 10/08/2022 às 06:01.

A Price Survey, startup de Minas Gerais de pesquisa de mercado e promoção, tem boas projeções para este ano. Com crescimento de 200% anual, agora, a meta é ampliar o portfólio e consolidar a marca como a principal ferramenta digital de pesquisa nos pontos de venda física e e-commerce.

A empresa nasceu em 2016 com o objetivo de vender software para indústria e varejo, mas ainda em 2017 migrou para o modelo de economia compartilhada. O serviço oferecido pela startup é similar ao de compartilhamento de caronas e, por isso, recebeu o apelido de “Uber das pesquisas”.

Segundo Maycon Andrade, fundador e atual CEO da Price Survey, o que a startup oferece é bem disruptivo em relação ao que o mercado está acostumado, e o uso da ferramenta representa uma economia de até 70% para as indústrias e varejo. “Enquanto uma pesquisa tradicional leva até meses para ser finalizada, nós temos uma solução ágil, segura, com melhor custo-benefício e de alta tecnologia e credibilidade”, diz.

Hoje, a Price Survey tem contrato com 37 corporações que atuam em diferentes nichos de mercado. Mais de 201 mil pessoas já têm o aplicativo no smartphone, sendo 34.600 pesquisadores ativos espalhados em 2.200 cidades do Brasil e Chile. O maior volume de pesquisa se concentra no interior, onde a indústria não consegue obter informações com muita qualidade.

Todos os dias os pricers (pesquisadores) recebem uma notificação com a missão de pesquisa e valor da remuneração pela atividade. Ao encontrar o produto no estabelecimento, eles inserem os dados solicitados como preço e promoção (se houver), código de barra, foto do produto, etiqueta de preço e da gôndola.

Os dados cadastrados são validados e enviados ao cliente de forma rápida, por meio de um sistema confiável e seguro. Os infográficos e relatórios disponíveis servem para estratégias diante do mercado, se diferenciar da concorrência e conquistar um lugar de destaque entre os consumidores.
    
Relacionamento com o cliente

O shopper (quem compra) contemporâneo está mais conectado, informado e exigente sobre como irá gastar o seu dinheiro. Soma-se a isso o fato de que muitas decisões são inconscientes e automáticas. “O consumidor é levado a estímulos visuais na hora da compra, principalmente ao comprar por impulso. Se você sai para comprar leite, é convencido a comprar pela embalagem ou promoção”, resume o CEO.

Uma pesquisa da Nielsen Shopper Solutions aponta que 70% de nossas decisões de compra são tomadas em frente à gôndola e 50% dos shoppers compram no piloto automático. 

Cada decisão de compra leva, em média, 1.6 segundos. “As empresas têm esse pouco tempo para convencer o consumidor a comprar o produto que ele quer e o maior fator de compra é o estímulo visual, bem como o preço”, ressalta Maycon.
Diante disso, o varejo precisa garantir que o preço na etiqueta seja atraente para o consumidor, lucrativo para o estabelecimento e competitivo diante da concorrência. Com os dados gerados pela pesquisa realizada pela Price Survey, fica mais viável e prático essas tomadas de decisão.

A Price Survey está entre as 50 startups mais atrativas do mercado pela 100 Open Startup. Para chegar até aqui, a marca participou de diversos processos de aceleração de startups na América Latina, a exemplo do programa Varejo Inteligente Conecta, promovido pela CDL/BH e SEBRAE-MG, e o Start-Up Chile, criado pelo governo chileno. A empresa é liderada por Maycon Andrade, fundador e atual CEO, e Arthur Pires, cofundador e atual CTO.

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