Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Fênix potente

Publicado em 16/06/2022 às 06:00.

Um dos setores mais penalizados na pandemia, paralelamente ao de bares e restaurantes, foi, sem dúvida, o de eventos. Pesquisa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com o Sebrae, aponta que 44% das empresas fecharam ou voltaram com capacidade parcial, e 45% tiveram que tomar empréstimos para sobreviver.

Com o avanço da vacinação, fundamental para diminuir os casos graves de Covid-19, bem como as internações hospitalares e óbitos, o sol tem voltado a brilhar para os meus colegas que dedicam a vida em prol do lazer dos outros. Em 2022, o setor praticamente vem vivendo dois anos em um, ressurgido com forças das cinzas, tal como uma fênix potente.

Belo Horizonte, por exemplo, é uma das capitais brasileiras que tem vivenciado um reaquecimento, que dá gosto de ver, dos grandes shows, feiras e congressos. Em maio, o Mineirão recebeu mais de 60 mil pessoas para a apresentação da banda Metallica, evento este que considero um marco da nossa retomada. Quando imaginaríamos que um espetáculo dessa magnitude poderia novamente acontecer após dois anos tenebrosos?

Já no início desse mês, a “Feirinha Aproxima”, uma das mais tradicionais da nossa cena gastronômica, voltou às ruas da capital, sendo realizada nas proximidades do Museu Abílio Barreto. Estive lá e pude perceber que era difícil, inclusive, transitar entre os quiosques, tamanha a quantidade de público.

No último dia 12, o “Festival Made in Minas” também pôs fim ao hiato de dois anos sem marcar presença no calendário de atrações da nossa cidade ao levar cerca de 16 mil pessoas à Praça da Savassi e trazer a nós, belo-horizontinos, um convite para nos deliciarmos com que o nosso estado tem de melhor: a rica culinária regada a uma boa conversa com música e informação gastronômica de qualidade.

Com todo esse boom, agendas lotadas e filas até 2023, o segundo semestre, obviamente, promete ser frenético nos negócios que viabilizam desde festas de casamento e aniversários aos grandes congressos e feiras corporativas.

É claro que com toda a retomada, que tem feito a roda da economia girar com velocidade, o faturamento de bares e restaurantes é diretamente impulsionado, já que gastronomia e eventos estão intimamente entrelaçados. Por isso, volto a reforçar a necessidade de nos aperfeiçoarmos para acompanhar o ritmo do crescimento. Estive presente, por sinal, essa semana em um ciclo de palestras do programa “Prepara Gastronomia”, do Sebrae, e lá foi levantada justamente a importância do aprimoramento de todos os empreendedores que fazem parte da cadeia produtiva de alimentação fora do lar.

Sendo assim meus caros, deixo aqui o recado: o tempo está girando e as coisas acontecendo. Logo, o momento é agora! Não durma no ponto. Avance e bola pra frente que atrás sempre vem gente!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por